São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Cannes, Sundance, Yahoo...

MARIA ERCILIA
Colunista da Folha

O primeiro filme a passar no cinema mostrava apenas um trem. Nada mais chato. Mas as pessoas se emocionavam, pois era a primeira vez que viam a projeção de uma imagem em movimento.
Da mesma forma, ainda não é uma experiência muito envolvente assistir a um filme na tela do computador. Mesmo assim, o interesse pelo cinema no monitor começa a crescer -em parte pela novidade do meio e em parte porque, aos poucos, aumenta a oferta de títulos e melhora a qualidade da transmissão.
Sites que reúnem produções independentes de curtas e longas-metragens abriram o caminho, e agora começam a surgir "festivais" de cinema comercial na Internet. O principal deles é o Yahoo Online Festival (www.onlinefilmfestival.com), que já começou na Internet e promove hoje uma festa nada virtual num hotel em Los Angeles.
"Timecode", de Mike Figgis (diretor de "Despedida em Las Vegas"), tem sua pré-estréia hoje no Yahoo Festival. Figgis diz que usou a Internet para produzir e promover o filme. No site de "Timecode", foi feita uma espécie de "making of" da produção, em que era possível acompanhar a filmagem e as reuniões do elenco e ver algumas das tomadas à medida em que eram filmadas.
"Timecode", cuja estrela é Salma Hayek, tem um formato inusitado: são quatro histórias filmadas com câmera digital que acontecem ao mesmo tempo em quatro cantos da tela e cujos personagens se encontram ao final.
Outros participantes do festival são Sam Solokow e Rob Robbins Lobl, que dirigiram o filme "The Definite Maybe", com Eric Stoltz, lançado pela Internet.
No endereço movies.yahoo.com/onlinefilmfestival/, os visitantes podem votar no melhor curta e no melhor curta de animação, entre 24 filmes. Muitos deles saíram de site de cinema independente como IFilm (www.ifilm.com) e o excelente AtomFilms (www.atomfilms.com).
O prêmio para os vencedores do Yahoo Festival: eles serão distribuídos nos sites AtomFilms, IFilm, IMDb e pelo programa Advantage da Amazon.
Outros sites de cinema que participam da festa do Yahoo: CinemaNow (www.cinemanow.com), Honkworm (www.honkworm.com), IMDb (www.imdb.com), HitPlay (www.hitplay.com), Mandalay (www.mandalay.com), Pop (www.Pop.com; empresa da Dreamworks) e SightSound (www.sighsound.com).
O site StreamSearch (www.streamsearch.com) promove também um festival, que acontece desde fevereiro na Internet. Em abril, serão anunciados os 180 (!) vencedores. StreamSearch tem uma quantidade enorme de filmes de cinema e TV, em sua maioria produções comerciais, e funciona também como uma agenda de vídeo e filmes em outros sites.
Atrás do Yahoo vem uma série de festivais de cinema on line: o Silicon Alley Festival (Nova York), o RSUB (www.rsub.com, produzido pelo estúdio Razorfish) e o CinemaLounge, o único exclusivamente em banda larga (MediaOne RoadRunner).
Mesmo que ainda demore para ser tão agradável ver um filme pela Internet quanto no cinema ou na TV, o cinema digital já está funcionando como laboratório de ensaio para novos cineastas, reduzindo enormemente os custos de produção e distribuição. Se um filme romper barreiras e conquistar um público na Internet, é mais que meio caminho andado para chegar à tela grande. Em um ano, ou menos, vamos ver muitos filmes de sucesso que chegarão aos estúdios por essa rota.
O último a pegar carona na onda dos filmes digitais é Leonardo DiCaprio, que acaba de anunciar o seu Leofest (!), um festival de curtas na Internet, que está aceitando inscrições de filmes de 15 minutos ou menos, em inglês ou com legendas em inglês. A empresa que organiza o festival é da mãe de Leo. Será que ele quer ser o Robert Redford da Web?

E-mail: ercilia@folhasp.com.br


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: O perdão
Próximo Texto: Televisão: Multishow exibe tributo para o compositor Renato Russo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.