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NETVOX
Cannes, Sundance, Yahoo...
MARIA ERCILIA
Colunista da Folha
O primeiro filme a passar no cinema mostrava apenas um trem.
Nada mais chato. Mas as pessoas
se emocionavam, pois era a primeira vez que viam a projeção de
uma imagem em movimento.
Da mesma forma, ainda não é
uma experiência muito envolvente assistir a um filme na tela do
computador. Mesmo assim, o interesse pelo cinema no monitor
começa a crescer -em parte pela
novidade do meio e em parte porque, aos poucos, aumenta a oferta
de títulos e melhora a qualidade
da transmissão.
Sites que reúnem produções independentes de curtas e longas-metragens abriram o caminho, e
agora começam a surgir "festivais" de cinema comercial na Internet. O principal deles é o Yahoo Online Festival (www.onlinefilmfestival.com), que já começou
na Internet e promove hoje uma
festa nada virtual num hotel em
Los Angeles.
"Timecode", de Mike Figgis (diretor de "Despedida em Las Vegas"), tem sua pré-estréia hoje no
Yahoo Festival. Figgis diz que
usou a Internet para produzir e
promover o filme. No site de "Timecode", foi feita uma espécie de
"making of" da produção, em que
era possível acompanhar a filmagem e as reuniões do elenco e ver
algumas das tomadas à medida
em que eram filmadas.
"Timecode", cuja estrela é Salma Hayek, tem um formato inusitado: são quatro histórias filmadas com câmera digital que acontecem ao mesmo tempo em quatro cantos da tela e cujos personagens se encontram ao final.
Outros participantes do festival
são Sam Solokow e Rob Robbins
Lobl, que dirigiram o filme "The
Definite Maybe", com Eric Stoltz,
lançado pela Internet.
No endereço movies.yahoo.com/onlinefilmfestival/, os
visitantes podem votar no melhor
curta e no melhor curta de animação, entre 24 filmes. Muitos deles
saíram de site de cinema independente como IFilm (www.ifilm.com) e o excelente AtomFilms (www.atomfilms.com).
O prêmio para os vencedores do
Yahoo Festival: eles serão distribuídos nos sites AtomFilms,
IFilm, IMDb e pelo programa Advantage da Amazon.
Outros sites de cinema que participam da festa do Yahoo: CinemaNow (www.cinemanow.com),
Honkworm (www.honkworm.com), IMDb
(www.imdb.com), HitPlay
(www.hitplay.com), Mandalay
(www.mandalay.com), Pop
(www.Pop.com; empresa da
Dreamworks) e SightSound
(www.sighsound.com).
O site StreamSearch
(www.streamsearch.com) promove também um festival, que
acontece desde fevereiro na Internet. Em abril, serão anunciados os
180 (!) vencedores. StreamSearch
tem uma quantidade enorme de
filmes de cinema e TV, em sua
maioria produções comerciais, e
funciona também como uma
agenda de vídeo e filmes em outros sites.
Atrás do Yahoo vem uma série
de festivais de cinema on line: o
Silicon Alley Festival (Nova
York), o RSUB (www.rsub.com,
produzido pelo estúdio Razorfish) e o CinemaLounge, o único
exclusivamente em banda larga
(MediaOne RoadRunner).
Mesmo que ainda demore para
ser tão agradável ver um filme pela Internet quanto no cinema ou
na TV, o cinema digital já está
funcionando como laboratório de
ensaio para novos cineastas, reduzindo enormemente os custos
de produção e distribuição. Se um
filme romper barreiras e conquistar um público na Internet, é mais
que meio caminho andado para
chegar à tela grande. Em um ano,
ou menos, vamos ver muitos filmes de sucesso que chegarão aos
estúdios por essa rota.
O último a pegar carona na onda dos filmes digitais é Leonardo
DiCaprio, que acaba de anunciar
o seu Leofest (!), um festival de
curtas na Internet, que está aceitando inscrições de filmes de 15
minutos ou menos, em inglês ou
com legendas em inglês. A empresa que organiza o festival é da
mãe de Leo. Será que ele quer ser
o Robert Redford da Web?
E-mail: ercilia@folhasp.com.br
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