UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

LITERATURA

Morre e é enterrado no Rio o escritor e acadêmico da ABL Geraldo França de Lima
O romancista e membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) Geraldo França de Lima, 88, morreu anteontem à noite na Casa de Saúde São José, no Humaitá (zona sul do Rio). Ele sofria de endocardite (inflamação na membrana do coração) e estava internado desde 27 de janeiro último.
França de Lima nasceu em Araguari, no Estado de Minas Gerais, em 14 de abril de 1914. Professor, advogado, romancista, contista e poeta, ocupava a cadeira número 31 da ABL desde 1989. Deficiente visual desde 1992, em razão de uma isquemia ocular, França de Lima é autor dos romances "Nó Cego", "Branca Bela", "Rio da Vida" e "Serras Azuis".
Em 1951, mudou-se para o Rio, onde passou a lecionar no Colégio Pedro 2º. Mais tarde, foi nomeado professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Na política, França de Lima foi assessor do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) e, quando o parlamentarismo foi implantado no país (1961-1963), foi também assessor de Tancredo Neves na presidência do Conselho de Ministros.
Ele era amigo do escritor João Guimarães Rosa, que o incentivou a escrever e foi o responsável pela publicação de seu primeiro livro, "Serras Azuis" (1961), título escolhido pelo próprio Rosa.
O corpo do escritor foi velado no Salão dos Poetas Românticos, na ABL, e enterrado, ontem à tarde, no cemitério São João Batista (Botafogo, zona sul).
Na quinta-feira, durante a Sessão da Saudade (reunião da ABL que ocorre na quinta-feira seguinte à morte de um acadêmico) será aberta a disputa à vaga de França de Lima.
(DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Manifestação: Racionais MC's criticam guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.