São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

Ziraldo se candidata a vaga

Crítico Domício Proença Filho é eleito para a ABL

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

O crítico e lexicógrafo Domício Proença Filho foi eleito ontem para a cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, no Rio. Ele recebeu 21 votos, enquanto o jurista Célio Borja ficou com 16. Proença é autor de "Capitu - Memórias Póstumas", entre outros livros.
"O Domício vai reforçar a presença de críticos e lexicógrafos na casa. Ele é um trabalhador da língua", disse o presidente da ABL, Marcos Vilaça.
A cadeira 29, que está vaga por causa da morte de Josué Montello na semana passada, ganhou ontem seu terceiro postulante: Ziraldo. O escritor, ilustrador e cartunista disputará a eleição de 21 de junho contra Vilma Guimarães Rosa, filha do autor de "Grande Sertão: Veredas", e o publicitário Mauro Salles. As inscrições estão abertas, e outros candidatos poderão aparecer.
"Saí da roça, em Caratinga (MG), em busca da glória. Nunca tinha pensado nisso antes, mas acho agora que o fardão e a companhia [dos acadêmicos] simbolizam essa glória", disse Ziraldo.


Texto Anterior: Música 3: Yamandu Costa lança DVD em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.