São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

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Crítica/cinema/"Delírios"

Comédia satiriza mundo das celebridades

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Foi com o personagem romano Paparazzo (Walter Santesso), de "A Doce Vida" (1960), de Federico Fellini, que os fotógrafos de celebridades ganharam apelido -no plural, em italiano, se tornaram os "paparazzi"- e visibilidade para o grande público como os chatos profissionais de que todos precisam, inclusive as próprias celebridades.
Com Les Galantine, o mambembe paparazzo nova-iorquino que Steve Buscemi interpreta em "Delírios" (2006), a atividade se torna caricatural, quase sem nenhum resíduo de glamour. Embora se aproxime circunstancialmente de ricos e famosos, ele é um pé-rapado que envergonha os pais e mal consegue sobreviver do próprio trabalho.
Há algo nessa figura melancólica, entretanto, que pode despertar simpatia, além da eventual solidariedade com os desajustados: ele se dedica à caça de fotografias vendáveis com o esmero quase religioso de quem considera o que faz uma arte ao alcance somente de poucos e bons, os "escolhidos".
Para que o espectador se aproxime dessa figura e de seu universo com um olhar de descoberta, o filme cria um personagem com o qual se identificar mais facilmente: um jovem (Michael Pitt, de "Os Sonhadores") que, ainda mais sem eira nem beira do que Galantine, se oferece para ajudá-lo em troca de cama (na verdade, um armário) e comida.
Como em "Johnny Suede" (1991), "Vivendo no Abandono" (1995) -também estrelado por Buscemi- e "Uma Loira de Verdade" (1997), longas anteriores do diretor e roteirista independente Tom DiCillo, o filme se dedica àqueles que circulam nas bordas do show business, anônimos e sempre à espera de um bafo da sorte que talvez jamais venha.
Em "Delírios", o humor se alimenta, na maior parte do tempo, de ironias lançadas contra as celebridades instantâneas do mundo contemporâneo -sintetizadas em uma jovem e solitária estrela da música (Alison Lohman)- e, por tabela, todos os que gravitam em torno delas, público incluído.
À medida que a história caminha, no entanto, o tom de comédia cede espaço ao drama romântico e tudo o que até então era satirizado passa a ser visto de maneira mais integrada. Por fim, como se o olhar de Galantine se tornasse ingênuo e contaminasse o próprio filme, o mundo das celebridades adquire o glamour que até então se procurava desfazer.


DELÍRIOS
Produção:
EUA, 2006
Direção: Tom DiCillo
Com: Steve Buscemi, Michael Pitt e Alison Lohman
Onde: Cine Bombril 2 e Frei Caneca Unibanco Arteplex 5
Avaliação: regular


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