São Paulo, Quarta-feira, 24 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tutsis e hutus disputam poder

da Reportagem Local

A República do Burundi é um dos países mais pobres do mundo. Sua renda per capita é de cerca de US$ 216 ao ano e o analfabetismo atinge 70% da população, cuja expectativa de vida é de 43 anos.
Ocupa 27.817 km2 do território africano com cerca de 6 milhões de habitantes, população composta basicamente por dois grupos étnicos: os tutsi (14% da população) e os hutu (85%). O país conta ainda com 1% da população formada por pigmeus tua (os primeiros habitantes da região).
Hutus e tutsis lutam pelo poder desde 1962, quando o país ficou independente da Bélgica. Em 1972, os hutus tentaram tomar o poder e o resultado foi o massacre de mais de 100 mil pessoas.
A maioria hutu só subiu ao poder com a eleição, em 1993, de Melchior Ndadaye, rapidamente assassinado. Seu sucessor, Ciprien Ntaryamira, também morreu logo, em um suspeito acidente de avião em Ruanda. Mais de 150 mil pessoas já morreram em conflitos desde 1993. (CF)


Texto Anterior: Soam os tambores do mundo
Próximo Texto: Grupo toca a tradição de Burundi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.