São Paulo, Quarta-feira, 24 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Seis graus de separação


MARIA ERCILIA

Editora de Internet

"A Internet é péssima para propaganda, mas ótima para conspirações", já dizia a guru americana Esther Dyson, que como futuróloga não é lá essas coisas, mas é ótima frasista.
Conspiração, rumor ou fofoca que se põe a circular por e-mail ninguém segura. Nunca mais. Aquela do advogado que ligou para a Telerj, por exemplo. A ligação caiu errado, num escritório, onde abusaram o que puderam do coitado. Ele quis "falar com o chefe". Nova seção de abuso. Os telefonemas foram gravados, convertidos num arquivo de RealAudio e distribuído aos amigos dos engraçadinhos. Que os distribuíram aos amigos dos amigos e aos conhecidos dos conhecidos.
Aí começam as lendas. A ligação teria caído na mesa de operação de um banco de investimentos, dizem. Foi na filial carioca de uma agência de propaganda, afirmam outros. O arquivo continua a passar de mão em mão e assim continuará até o fim dos tempos. Por mais que a história fique velha, sempre haverá alguém que nunca ouviu falar, acha engraçado e passa adiante.
Ainda mais constrangedora é a das fotos. São três garotas simpáticas, normais, sorridentes e seminuas. Elas também aparecem em mensagens com uma lista de destinatários infinita -todo mundo que resolve passá-las adiante adiante esgota o caderno de endereços.
Diz a lenda que são três amigas que tiraram fotos uma da outra, de brincadeira, e tiveram os negativos roubados num laboratório de revelação. Outra que está com uma quilometragem boa é a do lauril sulfato de sódio. Diz que um ingrediente comum de xampu provoca câncer. Traduzida do inglês, lembra aqueles tempos em que não havia "spams" brasileiros, e era preciso copiar, importar, traduzir.
Agora que já temos os similares nacionais, só falta uma página de "lendas urbanas" brasileiras. Teria que ser incluída a da "greve na Internet" e a conspiração da CBF para vender a vitória na Copa.
Essas histórias me lembram as que ouvia na escola, como a "loira do banheiro", que muito mais tarde descobri ser conhecida em várias cidades, comprovando que essas redes de fofocas já passavam muito bem sem a Internet. Ou aquela mais recente, elaboradíssima, da quadrilha de travestis traficantes de órgãos que deixavam os clientes sem rins.
Mas desconfio que muita gente que não guardaria na gaveta cópias de fotos alheias acha engraçado passá-las adiante por e-mail -parece mais inocente, mais anônimo.
Se fosse possível, gostaria de acompanhar a viagem de um desses e-mails. Como aqueles pombos-correio que vão parar no fim do mundo, com uma coleirinha de metal que diz de onde vieram.
Aquela velha teoria dos seis graus de separação deu origem a um site que serve justamente para isso e só para isso, o SixDegrees (www.sixdegrees.com). Você se registra e dá o nome de amigos. Eles são convidados a se juntar à corrente e assim por diante.
A história dos seis graus foi idéia de Marconi, que inventou o telégrafo. Usando teoria estatística -não me pergunte como- ele chegou à conclusão que, quando o telégrafo se difundisse, seria possível encontrar qualquer um no planeta, conectando-se a 5,83 pessoas.
No "people surfing" do SixDegrees, você entra na corrente formada por seus conhecidos e os conhecidos deles, até seis graus. Pode mandar um e-mail para o conhecido do conhecido do conhecido, dizendo algo como "bem, eu conheço fulano, que conhece sicrano, que conhece você". Aquelas coisas que a gente diz em festas quando falta assunto. É uma espécie de corrente de fofocas, só que sem as fofocas.
Parece bem inútil. Mas 2 milhões de pessoas suficientemente entediadas ou curiosas já se registraram...

Lara Croft nua invade Internet
Se ela fosse de verdade, já teria sido capa da "Playboy". Lara Croft foi despida por fãs, que criaram centenas de sites da "Nude Raider". A Core Design, criadora do jogo "Tomb Raider", pretende abrir um processo -a imagem de Lara nua está sendo usada como chamariz de sites pornográficos. Está disponível também na Internet um programinha que desnuda a heroína durante o game

NOTAS


"Guerra nas Estrelas"
A LucasFilm e a Fox estão tentando impedir o leilão de pôsteres roubados da continuação de "Guerra nas Estrelas" ("Episode 1: the Phantom Menace") que acontece no site de leilões eBay (www.ebay.com). Por outro lado, o novo trailer do filme, que foi colocado na Internet no último dia 11, já foi copiado mais de 3,5 milhões de vezes (www.starwars.com ou www.apple.com).

Celular esperto
Um estudo financiado pelo Departamento de Saúde britânico chegou à conclusão de que o uso de celulares melhora a performance do cérebro. Os voluntários examinados tiveram resultados iguais em testes de memória, com ou sem celular. Já nos testes de velocidade de resposta a estímulos, eles se saíram melhor quando o celular estava ligado. Os celulares análogos produziram resultados ainda melhores que os digitais.

Na rua
O site GuiaSP (www.guiasp.com.br) acaba de estrear um mapa que localiza qualquer rua de São Paulo. Basta digitar o endereço para ver o trecho onde ele está com bastante precisão. É possível dar "zoom" no mapa, aumentando ou diminuindo, e também explorar áreas vizinhas ao endereço e imprimir o resultado. A Tesla, empresa que desenvolveu o site, pretende lançar em breve um guia semelhante do Rio.


Em voz alta
Nem só de rock pirateado vive o MP3. No Audible (www.audible.com) é possível encontrar poemas de Emily Dikinson, trechos de romances de James Bond e outras obras literárias lidas em voz alta, muitas delas gratuitas. A idéia é dar um empurrão no mercado de livros falados.

E-mail: ercilia@folhasp.com.br


Texto Anterior: Outro canal: Record cria jornalístico para noite de domingo
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Benigni, Zé Carioca e Hollywood
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.