|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ambientação importada decora TV paga no Brasil
Canais temáticos e estréias de novos "reality shows" confirmam tendência de febre de programas de decoração no país
ISABELLE MOREIRA LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL
A casa está cada vez mais dentro
da televisão. Por mais que a afirmação possa parecer alterada
-afinal, é senso comum que a televisão é que está cada vez mais
inserida nos lares-, ela é totalmente verdadeira: a decoração de
ambientes domésticos é uma das
maiores febres atuais na TV brasileira, principalmente na paga,
com novas estréias e adaptações
de atrações que já existiam.
A onda confirma uma tendência mundial. Nos Estados Unidos,
por exemplo, a rede ABC, em sinal de exploração do gênero, passou a recrutar voluntários que se
sentem proprietários do "banheiro mais feio do mundo" para terem o cômodo totalmente modificado. É isso mesmo, um "reality
show" de decoração que pretende
transformar o aposento no mais
luxuoso e confortável da casa.
No Brasil, a invasão anda a passos mais lentos, mas ataca de maneira incisiva com produtos importados. O carro-chefe da última
leva de novidades é um canal temático. Há menos de um mês, o
Discovery Health teve seu perfil
alterado de saúde para "lyfestyle"
(estilo de vida) e transformou-se
no Discovery Home&Health.
Para o diretor geral da Discovery Networks Latin America/Iberia, Enrique R. Martínez, o gênero é "a próxima oportunidade
de crescimento na indústria da
TV paga" na região em que atua.
No país, o canal estreou com
duas atrações no gênero: "Chega
de Bagunça", em que um organizador profissional tem dois dias e
US$ 5.000 (cerca de R$ 12.800) para botar ordem na casa do cliente,
e "Enquanto o Bebê Não Vem",
que mostra os preparativos do
quarto antes de a criança nascer.
Na liderança em número de
atrações, o People+Arts se firma
com cinco programas, todos importados, em sua grande maioria
ingleses. A última estréia, no fim
do ano passado, o "reality show"
"Entre Quatro Paredes", da Austrália, mostra a transformação de
apartamentos por quatro casais.
Em "Siga o Decorador", o decorador-apresentador pop-star britânico Laurence Llewelyn-Bowen
dá dicas extravagantes.
Há ainda, com mais pitadas de
elementos de "reality show", "Enquanto Você Não Vem", em que
uma equipe de profissionais se
une à família de uma pessoa para
modificar um cômodo da casa enquanto ela está em viagem rápida,
"Jardim Surpresa", que funciona
da mesma maneira que o anterior, mas no jardim, e o famoso
"Minha Casa Sua Casa". No último, dois casais de vizinhos decoram, em dois dias, com ajuda de
profissionais e uma verba específica, um cômodo da casa do outro
sem que saibam do projeto.
Ambiente jovem
Até a "jovem" MTV aderiu ao
mundo da decoração, ainda que
por caminhos tortos. A emissora
americana ousou ao usar a ambientação do quarto de três pretendentes como método de exclusão para achar o par perfeito em
"Room Riders", também exibido
pela emissora brasileira. No processo de exame, o pretendido chega a usar até uma lâmpada de luz
negra para checar o grau de sujeira dos lençóis das pretendentes.
A brasileira, mais conservadora,
tem uma das únicas produções
nacionais do gênero. O "Missão
MTV", apresentado pela top model Fernanda Tavares, não se contentou em ficar só no setor da moda e passou a dar pitaco no quitinete de um, no quarto de outro e
na sala de um terceiro depois da
estréia em julho de 2004.
Texto Anterior: Documentário mira em Hitler e acerta em Stálin Próximo Texto: "Reality" dá nova sala a dona-de-casa de SP Índice
|