São Paulo, sexta, 24 de abril de 1998

Texto Anterior | Índice

Rivais convivem no limbo em "Céus!"

da Sucursal do Rio

Quando resolveu escrever a peça "Céus!", tudo o que Patrícia Lopes queria era fazer "um teatro feliz, com uma linguagem jovem, mas que fosse visto por um público de todas as idades".
"Somos jovens, estamos procurando criar uma linguagem teatral diferente da que temos visto, mas queremos atingir todas as pessoas. Só assim poderemos dizer que estamos realizando algo inovador", disse Lopes, que atua na peça junto com Daniela Fortes.
Ela escreveu então a história de duas mortas, mulher e amante de um mesmo homem, que são obrigadas a conviver no limbo porque esqueceram de preencher o formulário de reencarnação. Segundo Lopes, o espetáculo tem "traços surrealistas".
"Levamos para o palco a irreverência, até o hino do Vasco cantamos em cena", afirmou.
Além de Lopes e Fortes, fazem parte da peça seis bailarinas, que recebem o público com distribuição de latas de cerveja e biscoitos de polvilho.
Para ajudar a concretizar seu projeto de "teatro da alegria", Lopes convidou Evandro Mesquita, ex-integrante da banda de rock Blitz, para dirigir e levar para o espetáculo a sua experiência da época em que participava do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone. O grupo fez história no teatro Ipanema -mesmo local onde "Céus!" está em cartaz, só que agora com o nome de teatro Rubens Corrêa.
"O Evandro entende bem quando falo de teatro-festa, que tem muito humor, mas nem por isso deixa de tratar de questões essenciais como a morte e o amor", disse Patrícia Lopes.
A primeira vez que ela pensou em escrever para teatro foi em 93, quando terminou a escola de teatro CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) e não conseguiu encontrar um texto que gostaria de fazer.
"Muitas vezes o público jovem deixa de ir ao teatro pelo distanciamento que é criado entre o palco e a platéia. Minha proposta é falar diretamente com o público. Mas é claro que não estou com isso dizendo que não é importante para a formação cultural do jovem assistir a textos clássicos."

Peça: Céus! Direção: Evandro Mesquita Com: Patrícia Lopes e Daniela Fortes Onde: teatro Rubens Corrêa (r. Prudente de Moraes, 824, Ipanema, tel. 021/523-9794) Quando: de qui. a sáb., às 21h; dom., às 20h Quanto: R$ 15 (estudantes e classe artística pagam meia entrada)


Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.