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ANÁLISE
Livros expõem falsidade do cenário folk
Reuters
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O compositor, que participou por telão da cerimônia do Oscar |
ALLEN BARRA
DA "SALON"
De todas as subculturas musicais americanas dos últimos cem anos, a mais maçante foi
o chamado cenário folk centrado
nos cafés de Greenwich Village
durante os anos 50 e início dos 60.
Qualquer pessoa que já tenha sido sujeita ao farisaísmo da política e à autenticidade fajuta da música daquele tempo e lugar vai
adorar ler "Down the Highway:
The Life of Bob Dylan", de Howard Sounes, e "Positively Fourth
Street: The Life and Times of Joan
Baez, Bob Dylan, Mimi Baez Fariña and Richard Fariña", de David
Hadju, porque os dois livros expõem o que havia de pretensioso
e falso nesse cenário.
O livro de Sounes possui a qualidade definitiva de ser o último
que você vai precisar ler sobre
Dylan, e o de Hadju é mais abertamente mal-intencionado, logo,
mais divertido.
Sounes enfrentou desafios
maiores, disso não resta dúvida. É
quase certo que já se escreveu
mais sobre Bob Dylan do que sobre qualquer outra figura da música popular, e, num primeiro
momento, deve ter sido difícil encontrar fatos novos e capazes de
despertar interesse.
Mas a paciência e a persistência
tiveram sua recompensa, e os interessados vão poder ler sobre o
casamento e a família secretos,
que Dylan, até agora, tinha conseguido esconder do mundo.
Francamente, porém, nenhuma
das informações sobre a família
escondida é tão interessante
quanto as revelações feitas pelos
filhos de Dylan com outras mulheres. Atestam que, sejam quais
forem suas falhas como marido,
Bob foi um pai bom e dedicado.
Infelizmente, Sounes parece
pensar que seu trabalho não é
apenas "o desafio de escrever uma
grande biografia", mas também o
de escrever uma "que transmita
toda a grandeza da realização artística de Bob Dylan".
É um erro. Sounes não é crítico,
mas fã, e não é capaz de distinguir
os bons álbuns de Dylan dos
ruins, exceto pelas vendas que tiveram. Resultado: tempo é desperdiçado detalhando quais ex-namoradas ou seguidores na Village inspiraram quais letras venenosas antes que Sounes chegue às
partes propriamente biográficas.
Sounes é sincero e persistente
em seus esforços para retratar
Bob Dylan e o mundo do qual ele
surgiu, mas Dylan parece nunca
estar presente no livro. Em outras
palavras, "Down the Highway"
não acontece, principalmente
porque Sounes parece não entender a música.
Para lhe dar seu crédito, é verdade que Sounes abre mão de relatar
vários dos velhos mitos sobre
Dylan, o músico folk. E Bob Dylan
nunca foi muito politizado -coisa que ninguém que realmente
ouviu aqueles chatos primeiros
discos precisa que lhe digam.
Acontece que a maioria dos fãs e
dos críticos tiveram medo de tomar suas palavras ao pé da letra
quando ele escandalizou Joan
Baez, dizendo a ela que escreveu
"Masters of War" porque achou
que venderia bem.
Devo acrescentar que nenhuma
das mentiras de Dylan reveladas
em qualquer dos dois livros o diminui de qualquer modo -pelo
contrário. Vemos um jovem talentoso ao extremo abrir os braços para o imenso caldeirão da
cultura rebelde americana, saboreá-lo, selecionar elementos dele
e, com eles, criar uma persona
com a qual trabalhar, e o admiramos imensamente por isso.
Um ponto muito a favor de David Hadju é que ele não tem paciência nenhuma com os amigos
músicos folk de Bob Dylan ou
com os falsos hinos do próprio
Dylan, como "Blowin" in the
Wind". "Positively Fourth Street"
não é apenas sobre Dylan.
É sobre o quarteto glamouroso
formado por Dylan, Joan Baez,
sua irmã Mimi e o brilhante e
enigmático romancista e letrista
cubano-irlandês Richard Fariña.
Hadju é mais perspicaz do que
Sounes quando comenta a música. Ele observa que a música dita
"folk" -ou seja, dos cantores incluídos na "Antologia de Música
Folk Americana"- nunca teve
intenção de ser "não-comercial".
Hadju vai direto ao ponto quando
mostra a diferença essencial entre
Dylan e o estilo folk cristalino de
Baez e seus acólitos.
O resto da história, como todos
nós já sabemos, é história. Mas a
história pode ser bastante maçante. Se você não se sente fascinado
por Bob Dylan desde a era Jimmy
Carter, fará melhor em ficar com
o livro de Hadju, que deixa Dylan
no lugar onde queremos recordá-lo: em Mobile outra vez, com os
blues de Memphis.
Tradução Clara Allain
DOWN THE HIGHWAY: THE LIFE OF
BOB DYLAN - De: Howard Sounes.
Editora: Grove Press. Quanto: R$ 81,68.
Onde encontrar:
www.livcultura.com.br
POSITIVELY FOURTH STREET: THE
LIFE AND TIMES OF JOAN BAEZ, BOB
DYLAN, MIMI BAEZ FARIÑA AND
RICHARD FARIÑA - De: David Hadju.
Quanto: US$ 20. Onde encontrar:
www.amazon.com
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