UOL


São Paulo, sábado, 24 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Curadora da Bienal de Arquitetura e Design pede demissão por "falta de apoio"

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ethel Leon, uma das curadoras da 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design, pediu demissão de seu cargo na última quinta, em carta enviada a Manoel Francisco Pires da Costa, presidente da Fundação Bienal, entidade que organiza o evento.
A curadora alegou falta de apoio institucional e de verbas para as mostras previstas em sua área, duas delas sobre os prestigiados designers Enzo Mari, da Itália, e Kenji Ekuan, do Japão. "As exposições de design corriam perigo, sem patrocínio. Estava sendo difícil explicar à presidência que a Bienal não é uma feira de negócios", disse Leon.
"Ethel Leon indicou esses dois designers que têm um custo muito significativo. Expliquei a ela que seria necessária uma redução muito grande nos custos, compatível com os custos globais, mas ela não entendeu, pediu demissão e eu aceitei", explica Pires da Costa, responsável pela inclusão da sessão de design na Bienal, que até a edição passada era dedicada apenas à arquitetura.
Leon era encarregada da sessão de design da mostra e dividia a função de curadora da Bienal, que acontece a partir de 14 de setembro, com os arquitetos Ricardo Ohtake e Pedro Cury. Ainda não se sabe se outro curador para a área de design será indicado.


Texto Anterior: Evento: Série "Diálogos Impertinentes" discute a memória
Próximo Texto: Música: Gal Costa passa mal e shows são cancelados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.