São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série de encontros tem base no amor

Texto de Shakespeare abre o projeto 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores, 7 Encontros amanhã, no Sesc Consolação

"Muito Barulho por Nada", com direção de Marco Antônio Pâmio, traz dois adversários que se recusam a amar

GUSTAVO FIORATTI
DE SÃO PAULO

Elencos numerosos com atores gabaritados estão quase em extinção. Portanto vale anotar: a peça "Muito Barulho por Nada" abre o projeto 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores, 7 Encontros, amanhã, no Sesc Consolação.
É, como bom exemplar de Shakespeare, um texto cheio de personagens ricos, representados por Mika Lins, Rubens Caribé, Paulo Goulart Filho, Otávio Martins e outros nove intérpretes.
Essa já é a quarta edição do projeto, concebido e dirigido por Eugênia Thereza de Andrade no Sesc. Como nos outros anos, a seleção de textos segue um tema -neste, o norte das leituras, apresentadas uma vez por mês até novembro, é "O Amor".
O número de personagens de "Muito Barulho por Nada" é uma ferramenta que Shakespeare usa com maestria para tecer um de seus textos mais populares: uma comédia com protagonistas que se recusam a amar. Beatriz e Benedito são eles, adversários entre si e defensores convictos da vida sem pares.
Embora hábeis em defender a aversão ao casamento, testemunham o esvaziamento dos próprios discursos conforme o texto avança.
As situações vão se amarrando a complicações secundárias, agravadas por um vilão, com cenas em jardins palacianos, quartos da nobreza e uma festa de casamento.

CENÁRIO
À apresentação da peça de Shakespeare seguem outras seis. A próxima, no dia 22 de junho, será "Fedra", de Racine, com direção de Antonio Abujamra (veja ao lado a programação completa).
"Não são leituras cruas ou desprovidas de elementos cenográficos", diz Marco Antônio Pâmio, que dirige essa primeira. "Mas é interessante ver como um texto de Shakespeare funciona bem mesmo sem cenário; na época em que foi escrito, existiam poucos recursos. Muitos elementos da ambientação eram apontados pelo texto", diz.
As apresentações acontecem sobre o palco do teatro Anchieta e, além de transcorrerem com marcação e sugestões de cenário e figurinos, também rascunham um projeto de iluminação.
"Tentamos mostrar uma atmosfera da peça, mas simplicidade ainda é o norte."


7 LEITURAS, 7 AUTORES, 7 DIRETORES, 7 ENCONTROS

QUANDO amanhã, às 19h30
ONDE Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 12 anos




Texto Anterior: Série leva "Exterminador do Futuro" para a sala de aula
Próximo Texto: Osesp gravará sinfonias de Villa-Lobos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.