UOL


São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Ernest Vai à África
Record, 14h.
 
(Ernest Goes to Africa). EUA, 97, 87 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney, Linda Kash. Trapalhão e azarado, Ernest compra duas pedras pela bagatela de US$ 1, sem saber que está comprando, na verdade, objetos não só preciosos, como muito caros a uma tribo africana, que não está disposta a perdê-los.

Anjos Faixa-Preta
SBT, 15h45.
 
(Black Belt Angels). 94, 81 min. Direção: Chi-Han Kim. Com Shawna Dee Larson, Rebekah Bartlett. Alunas de escola de artes marciais resolvem salvar a instituição com a promoção de shows que a transformam em ponto de encontro de adolescentes.

Dois Espiões e um Bebê
Globo, 15h50.
  
(Undercover Blues). EUA, 93, 90 min. Direção: Herbert Ross. Com Kathleen Turner, Dennis Quaid, Fiona Shaw. Quando têm um filho, os espiões Jeff e Jane Blue decidem dar um tempo e tirar umas férias. Mas o dever lhes chama: eles devem desbaratar uma quadrilha de traficantes de armas em Nova Orleans, e têm de se virar com o recém-nascido a tiracolo. Comédia para rir amarelo.

Prova de Fogo
Record, 21h.
 
(Bulletproof). EUA, 88, 90 min. Direção: Steve Carver. Com Gary Busey, Darlenne Fluegel. Ao descobrir que terroristas praticaram um sequestro em massa (incluindo entre os sequestrados uma ex-namorada), antigo agente da CIA fica uma fera e decide resolver o caso por conta própria. Fogo é a palavra.

Thomas Crown - A Arte do Crime
SBT, 22h30.
  
(The Thomas Crown Affair). EUA, 99, 109 min. Direção: John McTiernan. Com Pierce Brosnan, Rene Russo. Para combater o tédio, o milionário Thomas Crown rouba obras de arte, inclusive um Monet caríssimo. Ele é um homem sofisticado, inteligente, charmoso. Para seu azar, a investigadora da companhia de seguros tem mais ou menos as mesmas qualidades. Para azar ou sorte? Aventura simpática, nas pegadas de "Crown, o Magnífico". Inédito.

Intercine
Globo, 1h30.

A comédia brasileira "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" (94, de Carla Camurati, com Marieta Severo, Marco Nanini) tenta emplacar na terça, contra a comédia americana "O Nome do Jogo" (95, de Barry Sonnenfeld, com John Travolta, Gene Hackman).

Uma Secretária de Futuro
Globo, 3h20.
    
(Working Girl). EUA, 88, 115 min. Direção: Mike Nichols. Com Melanie Griffith, Sigourney Weaver, Harrison Ford. Griffith é a secretária ambiciosa, de cujo trabalho a chefe (Weaver) se aproveita o quanto pode. Quando a chefe quebra a perna, a secretária aproveita a ocasião e passa-lhe também a perna. A comédia suaviza um pouco o assunto que Nichols toca com muita propriedade: o mundo cão do trabalho. Isso, claro, num tempo em que o mundo era bem mais suave. Belo filme. (IA)

Perseguição obsessiva

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Tudo parece fora do lugar em "O Rei da Comédia" (Telecine Emotion, 21h45). Jerry Lewis faz o personagem sem nenhum humor de um apresentador de TV famoso. Robert De Niro faz o fã que pretende demonstrar, a todo custo, seus dons para a comédia.
Ainda que de forma estranha, reencontramos aqui, no entanto, certas figuras constantes no cinema de Martin Scorsese, como a idéia de alguém que persegue obsessivamente a outra.
Isso pode acontecer de forma benigna (como aqui), extremamente maligna (como em "Cabo do Medo"), ou ainda sob a forma do confronto longamente adiado entre dois rivais que se pode ver em "Gangues de Nova York".
Talvez "O Rei" não seja um filme maior de Scorsese, mas é revisão obrigatória e, mais, agradável.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Galvão irrita até garganta inflamada!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.