São Paulo, quarta, 24 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

Cantor fazia segunda voz

da Redação

Raras vezes a voz de Leandro pôde ser ouvida "pura". Isso porque ele fazia a chamada segunda voz, assim como João Paulo -da dupla com Daniel-, que morreu em setembro do ano passado em acidente automobilístico.
A segunda voz no sertanejo, cantada em geral três tons acima da primeira, é uma espécie de "ornamento" da canção. A primeira é o fio condutor da melodia.
Quando uma pessoa canta junto -ou assobia- uma música está cantando na primeira voz. É preciso prestar atenção para reparar na segunda. Mas Leandro chegou a fazer a primeira voz em algumas faixas -caso de "Vem Fazer Amor Comigo", do disco de 1992. No especial "Amigos", em 1997, interpretou "La Bamba".
Em outubro de 97, no Olympia, logo na primeira música de um dos shows de Zezé Di Camargo & Luciano, o microfone de Zezé -que faz a primeira voz- falhou.
O público teve a idéia exata sobre o que é segunda voz, no refrão da canção "Vem Ficar Comigo". Luciano, que a interpreta, brincou: "Todo mundo ouviu a música só na segunda voz". (LPz)



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.