São Paulo, Quinta-feira, 24 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

SOB O DOMÍNIO DOS ALIENS
SBT, 14h. (The Puppet Masters). EUA, 1994, 109 min. Direção: Stuart Orme. Com Donald Sutherland, Eric Tahl, Julie Warner. O serviço de inteligência terrestre descobre a chegada entre nós de aliens cujas características são grudar-se nas costas dos seres humanos, prender os tentáculos em nossos cérebros, absorvendo sua memória e inteligência. Enfim, mais ou menos como faz a maioria dos filmes sobre aliens. Avaliação:  

A GRANDE FUGA
Globo, 15h40. (Fast Getaway 2). EUA, 1994, 95 min. Direção: Oley Sassone. Com Corey Haim, Cynthia Rothrock. Ex-assaltante agora ganha a vida mostrando a banqueiros como seus bancos são vulneráveis. Mas seus antigos companheiros de gangue tentarão se aproveitar dessas aulas. Avaliação:  

CENTRO DE OPERAÇÕES
Record, 21h45. (Op Center). EUA, 1994, 118 min. Direção: Lewis Teague. Com Harry Hamlin e Kim Catrall. Filme obscuro sobre um roubo de ogivas nucleares na ex-URSS, que deixa a ONU de cabelos em pé. A organização junta seus melhores profissionais em várias áreas para combater a ameaça representada por arma tão poderosa nas mãos de terroristas. História banal, e Lewis Teague não tira daí algo precioso. Avaliação:  

SOMBRAS DA CHINA
Bandeirantes, 22h20. (Shadows of China). EUA/Japão, 1990, 100 min. Direção: Mitsuo Yanagimashi. Com John Lone, Koishi Sato, Vivian Wu. Em 1976, líder radical chinês (Lone) muda de nome e foge para Hong Kong, já que a repressão aos líderes da Revolução Cultural corre solta. O essencial da história decorre 13 anos depois, quando o homem já se tornou um poderoso empresário e Hong Kong é incorporada à China. Yanagimashi é cineasta representativo e o filme é a conferir. Inédito. Avaliação:    

INTERCINE 1
Globo, 0h35. As opções são "A Última Festa" (1995, de Randal Kleiser, com Eric Roberts, Gregory Harrison) e "Lembranças Perigosas" (1990, de Tony Wharmby, com Meredith Baxter Birney, David Ogden).
MATADOURO CINCO
Bandeirantes, 2h20. (Slaughterhouse Five). EUA, 1972, 103 min. Direção: George Roy Hill. Com Michael Sacks, Valerie Perrine, Sharon Gans. Adaptação do romance autobiográfico de Kurt Vonnegut Jr., em que ele narra a experiência do bombardeio de Dresden, em 1945, e suas decorrências. Por vezes um tanto confuso, o filme tem essa força característica do cinema americano pré-"Guerra nas Estrelas". Avaliação:   

INTERCINE 2
Globo, 2h35. Na segunda sessão, a escolha se dá entre "Moscou Contra 007" (Inglaterra, 1963, de Terence Young, com Sean Connery, Robert Shaw, Pedro Armandariz) e "As Violetas São Azuis" (1986, de Jack Fisk, com Sissy Spacek, Kevin Kline, Bonnie Bedelia).

TV PAGA
Jejum de justiça

da Redação

"Jejum de Amor" (Cinemax, 17h15) é a segunda versão para cinema da peça "A Primeira Página", em que jornalistas dos anos 20 digladiam-se pela notícia sem nenhuma ética.
Howard Hawks acrescentou-lhe ainda mais ambiguidade ao dar o papel de repórter a uma mulher (Rosalind Russell), adicionando à trama um conflito amoroso com seu editor (Cary Grant).
Daí resulta uma maior complexidade nesse bem-humorado libelo contra o jornalismo. Pois a repartição das culpas é aqui pelo menos dividida de forma equânime: a culpa de quem escreve e de quem lê, de quem é eleito e de quem elege. A vítima da notícia, no caso, é o protagonista quase ausente da trama. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A paranóia gera desassossego
Próximo Texto: José Simão: Buemba! A Ford vai lançar trio elétrico na Bahia!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.