São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Dupla é dark nas pistas e no sofá

DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo disco de Layo & Bushwacka!, "Night Works", tem faixas poderosas para as pistas, como a bombástica "Love Story". Mas é também ótimo para se ouvir em casa. E é disso que a dupla tanto se orgulha.
É claro que tem um truquinho aí. As músicas de "Night Works" que chegaram aos clubes foram trabalhadas, remixadas e lançadas em vinil. O hit "Love Story", por exemplo, ficou conhecido muito antes de o disco sair.
Com um refrão melancólico, baixo e piano acústicos, "Love Story" é uma amostra do know-how de pista dos produtores e DJs Layo Paskin e Matthew Benjamin.
Eles, que sabem bem o momento de ode aos 80 que a música atravessa, enfiaram ainda samples de "Mongoloid", do Devo. Outra "arrasa-clubes" é "All Night Long".
Que a dupla sabe fazer música para dançar, isso não é novidade. Seu "live PA" esteve entre as melhores coisas do último Homelands. O nome do disco (trabalhos noturnos) sugere que se trata de música feita para se ouvir nos clubes. Mas é também uma referência a uma inclinação dark.
O gosto pelo hip hop e por samples de blues aproximam o som da dupla do trabalho do americano DJ Shadow, um mestre em remixes sombrios. A faixa "Shining Through", com scratches e atmosfera dark, poderia estar em "Private Press", mais recente álbum do DJ californiano.
O clima dark chega ao ápice em "We Meet at Last", um breakbeat gélido, com piano, sax e sample de vocal sussurado, bluesy. "Sleepy Language", com samples de JJ Cale, lembra um Kraftwerk com elementos de música negra. Imagine uma "It's More Fun To Compute" mais lenta e com guitarras à la "Shaft", de Isaac Hayes. Chegou perto...
(CLAUDIA ASSEF)


Night Works     
Artista: Layo & Bushwacka!
Lançamento: Sum Records
Quanto: R$ 27, em média




Texto Anterior: ...e batidas
Próximo Texto: Panorâmica - Anima Mundi: Brasileiro vence na categoria de melhor filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.