São Paulo, terça-feira, 24 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Nino Andrés/Divulgação
TEMPOS MODERNOS Márcio Banfi posa ao lado de seu vídeo, na exposição "Comunismo da Forma: Som + Imagem + Tempo - A Estratégia do Vídeo Musical", que reúne 50 trabalhos de brasileiros e estrangeiros em SP

Guarulhos na pista
O lobby das empresas aéreas, que pressionou a Infraero e a Anac para reinaugurar a pista de Congonhas antes de julho, foi acionado também para adiar reformas na pista de Guarulhos para depois das férias. Numa reunião em junho, a TAM pressionou o governo pelo adiamento por causa do Pan e de "operações com vôos MD 11", que teriam que voar com número menor de passageiros caso a pista fosse interditada. A Gol reforçou a pressão, "devido ao grande número de vôos extras/ charters" que opera em julho. BRA e Ocean Air engrossaram o coro.

OBRAS NA CHUVA
Na mesma reunião, técnicos da Infraero informaram que a pista, com 23 anos de uso, "requer manutenção preventiva e corretiva", e que o adiamento das obras traria um risco: elas acabariam se estendendo até o período de chuvas, em dezembro/janeiro, quando o ideal é que a reforma terminasse ainda no período de estiagem. Mas as empresas acabaram vencendo: a obra, que começaria em 10 de julho, foi adiada para 23 de julho. E agora, com o acidente de Congonhas e transferências de vôos para Guarulhos, nem tem mais data para começar.

O BOLSO PRIMEIRO
A TAM estampa em uma das páginas de seu site os "sete mandamentos" da empresa. O primeiro: "Nada substitui o lucro". Em segundo: "Em busca do ótimo não se faz o bom". E só em terceiro: "Mais importante que o cliente é a segurança".

MEDALHAS
Diretores da Anac, chateados pelas críticas por terem recebido medalha da Aeronáutica, lembram que deputados da oposição também foram agraciados. Um deles, Gustavo Fruet (PSDB-PR). Ele diz que o problema é que a Anac "está sob investigação" por causa do caos aéreo, o que não é o caso da oposição. Ainda assim, afirma, "perguntei à Aeronáutica se não era possível adiar a cerimônia. Disseram que não". Fruet diz que foi "o último a chegar e o primeiro a sair" da constrangedora premiação.

QUEDA DE BRAÇO
A OAB-SP voltará ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o Tribunal de Justiça de SP. Em setembro de 2006, o TJ paulista rejeitou a lista de seis indicados para o cargo de desembargador que a OAB enviou ao tribunal. O STF considerou o ato ilegal, mas o TJ tenta manter sua posição. Em sua defesa ao Supremo, diz que candidatos da OAB não preenchem os "requisitos mínimos" para a função de magistrado.

MAQUETE NA MALA
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha recebeu um convite do MoMA, o museu de arte moderna de Nova York. Ele vai expor no local, em caráter permanente, a maquete que fez para o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), de São Paulo.

QUE ENSAIO, QUE NADA!
Às vésperas de se apresentar no Teatro Municipal de SP, Mikhail Baryshnikov levou seu corpo de baile, com 13 bailarinos, para... pular de asa-delta no Rio de Janeiro. Baryshnikov assistiu aos saltos de toda a equipe, mas não pulou.

PANOS QUENTES
A grife Planet Girls, de moda jovem feminina, correu para desmentir a notícia de que a ex-BBB Íris Stefanelli teria sido "desbancada" por Adriane Galisteu, estrela de sua nova campanha. A empresa diz que Adriane foi escolhida em função do aniversário de 10 anos da marca e por ser "elegante, sofisticada e antenada".
 

Siri, que alegou agenda cheia para não fazer a campanha, continua nos planos da grife.

SOB A LUZ DO LUAR
Reduto de escritores e artistas, a praça Roosevelt anda com iluminação parcial desde a semana passada. É que os refletores, do lado oposto ao dos bares e teatros, foram furtados e não há previsão de reposição. Mas, segundo a prefeitura, já foi registrado boletim de ocorrência e continua em andamento o projeto para revitalizar a praça, que inclui iluminação.

CURTO-CIRCUITO

A BANDA JOHNNY MONSTER recebe Kiko Zambianchi na apresentação de hoje no bar Geni, a partir das 22h30.
A PEÇA "NÃO BLUE" encerra a temporada com sessão hoje e amanhã, às 22h30, no teatro Studio 184.
JÚLIO ADRIÃO abre a mostra de solos no Espaço Parlapatões hoje, com "A Descoberta das Américas", às 21h.
O CANTOR ZÉ RENATO lança seu primeiro DVD com shows hoje e amanhã, a partir das 21h, no Sesc Vila Mariana.
MARCOS SUZANO abre a série de musicais do CCBB, Mostra Instrumental das Américas, hoje, às 13h e às 19h30.
O MIS exibe "Botinada - A Origem do Punk no Brasil" hoje, às 20h, na programação do Documentário em Cartaz.

Texto Anterior: Grupo refina observações sobre o tempo
Próximo Texto: Cecilia Giannetti: Não existimos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.