São Paulo, terça-feira, 24 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

CINEMA

Vencedor quase devolve prêmio

Premiação de Gramado termina em polêmica

DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe do longa-metragem "Filhas do Vento", vencedor de cinco categorias e do prêmio da crítica no 32º Festival de Gramado, decidiu devolver os prêmios no início da tarde de ontem.
O protesto do cineasta Joel Zito Araújo e do elenco, formado por atores negros (entre eles, Milton Gonçalves), foi resposta a declarações de Rubens Ewald Filho, presidente do júri, ao "Jornal do Brasil". Na reportagem, ele diz que "foi uma premiação totalmente planejada". "Ou alguém acha que foi à toa que demos prêmios para seis atores negros em um Estado como o Rio Grande do Sul, que sempre foi acusado de desprestigiar o negro."
Ao saber da polêmica, Ewald Filho telefonou a Araújo e afirmou que havia sido um mal-entendido. Ele também divulgou nota de elogio ao longa. Araújo aceitou a explicação e concordou em receber os prêmios. "Só não podíamos ter deixado que se criasse essa mancha em torno do filme. Sei das qualidades cinematográficas do projeto, e um mal-entendido poderia alimentar o preconceito."


Texto Anterior: Ilustrada: Edu Lobo, 60, sofre aneurisma cerebral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.