São Paulo, Sexta-feira, 24 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Dança, teatro, música e artes plásticas revelam cidade

Projeto Terra Rasgada envolve 400 artistas de Sorocaba

EDUARDO DE OLIVEIRA
da Agência Folha

Começou anteontem a 5ª edição do Projeto Cultural Terra Rasgada, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, pela Prefeitura de Sorocaba (SP) e pelo Sesc, com a apresentação da companhia de dança Terra Rasgada, na coreografia "Além do Rio".
Serão 400 artistas da região de Sorocaba envolvidos em 77 projetos. Estão sendo investidos R$ 48 mil, usados na compra de materiais -tintas, telas, filmes- para a execução das obras e para a montagem da infra-estrutura, como os palcos das apresentações e uso de energia elétrica e água.
No ano passado, participaram 221 artistas em 35 trabalhos, e os gastos foram de R$ 56 mil.
"A organização do Terra Rasgada chama os artistas para trabalhar como voluntários. Nós oferecemos a infra-estrutura possível para que eles desenvolvam o trabalho", disse o coordenador da Oficina Cultural Regional Grande Otelo e representante da secretaria da Cultura, Manoel Ribeiro.
"Qualquer diferença entre o que o artista produzir e o que nós oferecemos será pago por ele mesmo", afirmou.
Ribeiro declarou que todos os órgãos envolvidos no projeto reduziram os investimentos em razão da "crise". Com a redução do orçamento, os meios colocados à disposição dos artistas são mais modestos neste ano.
As atrações serão divididas entre apresentações de grupos de dança, de teatro, de música, de trabalhos de artistas plásticos, entre outros, em 12 dias de festival.
No ano passado, cerca de 23 mil pessoas passaram pela oficina Grande Otelo. Neste ano, os organizadores do evento estimam em 30 mil o número de visitantes.

Objetivo
Segundo Manoel Ribeiro, o objetivo do Terra Rasgada é abrir espaço para que artistas da região apresentem sua produção, permitindo uma troca de experiências.
"Na verdade, não se trata de um evento e sim de um movimento. Nosso objetivo é produzir uma série de alterações no campo cultural da cidade e abrir espaço para que artistas de Sorocaba se expressem", declarou.
Entre os trabalhos, Ribeiro destaca o do artista plástico Pedro Lopes, cujo tema será baseado em João de Camargo, um sorocabano negro que fundou a primeira igreja espírita na cidade, no final do século passado.
Outro trabalho de destaque é o da companhia de dança de Ismênia Rogichk, patrocinado pela Fundec (Fundação da Cultura), que promove, em 29 de setembro, uma apresentação de dança com 80 crianças carentes da cidade.
O nome do projeto Terra Rasgada vem da tradução do tupi-guarani "sorocaba" (terra mole, fácil de cavar), rasgada pelo rio Sorocaba, que divide a cidade ao meio.

O quê: Projeto Cultural Terra Rasgada
Onde: Oficina Cultural Regional Grande Otelo (pça. Frei Baraúna, s/nº, Sorocaba)
Quando: até 3/10
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Dança: Richard Cragun escolhe novos bailarinos para o Ballet Guaíra
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: O homem que não gostava de mim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.