São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Universal quer proibir notícia de sequestro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um dia após a libertação de Patrícia Abravanel, filha do apresentador e empresário Silvio Santos, o deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ), líder da bancada da Igreja Universal do Reino de Deus e membro da cúpula da TV Record, apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados proibindo o noticiário de sequestros sem autorização da família da vítima.
O projeto, que abrange todo tipo de veículo de comunicação, afetaria principalmente a TV Globo, que tem como política divulgar sequestros em andamento, como ocorreu com Patrícia Abravanel. Jornais como a Folha e TVs como a Record e a Band têm como norma não noticiar sequestros sem autorização da família.
Para Rodrigues, o projeto de lei não fere a liberdade de expressão. "O direito à vida está acima da liberdade de expressão. Além disso, a imprensa tem limites, não pode, por exemplo, promover o nazismo", diz. Segundo o deputado, o projeto tem chances de ser aprovado pela Câmara. Procurada pela Folha, a Globo não se manifestou sobre o assunto.
Outros dois projetos que tentam regular a programação das TVs foram apresentados na Câmara recentemente. Um deles, de Severino Cavalcanti (PPB-PE), tipifica como crime a exibição de cena de nudismo ou de relações sexuais. O outro, de Lincoln Portela (PSL-MG), proíbe a veiculação na TV de pessoas consumindo bebida alcóolica.


OUTRO CANAL

Global 1
Antonio Fagundes deverá participar do "Show do Milhão" especial do Teleton, para arrecadar fundos para a AACD, que o SBT exibe em 26 e 27 de outubro. No programa, dois artistas de cada emissora (menos do SBT) participarão do jogo. Eles poderão ficar com metade do prêmio que ganharem.

Global 2
O SBT tenta levar também Jô Soares ou Fausto Silva para o "Show do Milhão" do Teleton. A Globo diz que ainda não recebeu pedido dos organizadores do evento para liberar Fagundes. O programa deverá ter Luciana Gimenez, Nelson Rubens, Leão Lobo, José Luiz Datena e Sérgio Mallandro.

Bonita
A rede norte-americana NBC deverá exibir uma sitcom baseada na novela colombiana "Betty, la Fea", com roteiro de Alexa Junge (ex-"Friends"). Um dos maiores sucessos da TV latina no ano passado, "Betty" foi comprada pela Globo, que a engavetou.

Gospel
Rosinha Matheus, primeira-dama do Rio de Janeiro, desistiu da idéia de ter um programa de TV.

OK
A cantora Ivete Sangalo fechou mesmo contrato com a Globo. Amanhã, ela já grava um novo quadro para o "Vídeo Show".


E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Monica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.