São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

1,2 mi foge do horário eleitoral para TV paga

Divulgação/MTV
FLOP
Com a VJ Fernanda Lima ao centro, participantes gravam o "Fica Comigo Gay - Meninas", da MTV, no sábado; a edição vai ao ar em 4 de outubro e acabou sem beijo na boca e nada de namoro


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma multidão de 1,747 milhão de telespectadores que assinam TV paga deixou de assistir ao horário eleitoral gratuito noturno (20h30/21h20) entre 20 de agosto e 7 de setembro. Antes da propaganda política, 2,891 milhões de pessoas que têm TV paga assistiam a canais abertos nesse horário. Depois, essa média caiu para 1,144 milhão. A queda foi de 60%. Entre as pessoas que não têm TV paga, a queda de audiência do horário eleitoral foi de cerca de 20%.
Os dados são de projeção nacional (onde há estimados 12,4 milhões de telespectadores com TV paga) a partir da medição de audiência de TV por assinatura feita pelo Ibope em São Paulo e Rio.
Pela primeira vez, a audiência dos canais pagos foi maior do que a dos canais abertos no universo dos assinantes de TV paga.
A audiência dos canais pagos saltou de 698,4 mil telespectadores para 1,860 milhão, um aumento de 169%. A audiência dos canais pagos vem crescendo a cada semana. Até a última semana de agosto, o crescimento era de 152,5%. Houve uma migração da TV aberta para a paga de 1,2 milhão de telespectadores _585 mil optaram por outra alternativa.
O canais GNT e o esportivo SporTV (que às quartas exibe jogos ao vivo a partir das 20h30) foram os mais beneficiados. O GNT cresceu 450% e o SporTV, 430%, seguido por Globo News, 358%, e Discovery, 305%. O ESPN Brasil, também esportivo, subiu 229%.

OUTRO CANAL

Uruca 1
Os rumores de que a novela das oito, "Esperança", será encurtada, em pelo menos duas semanas, tomaram conta da Globo. Prevista para estrear em 17 de fevereiro, a substituta, "Mulheres Apaixonadas", teria sua estréia antecipada para 3 de fevereiro.

Uruca 2
A Globo nega qualquer alteração na duração de "Esperança". Nos bastidores, fala-se que "Mulheres" seria antecipada para decolar antes do Carnaval, no início de março. Seu autor, Manoel Carlos, faz lobby por 17 de março.

Uruca 3
O principal problema de "Esperança" é a falta de frente de gravação, não resolvido mesmo com a mudança de Benedito Ruy Barbosa para o Rio. Está sendo chamada de "novela quase ao vivo".

Line up
A TVA anuncia nos próximos dias dois novos canais em sua programação. Outra novidade será um dispositivo que permitirá ao assinante bloquear, via internet, por enquanto só o Disney Channel (infantil), visando reduzir a exposição dos filhos ao canal.

Igual
A disputa entre "Domingo Legal", do SBT, e TV Globo no Ibope foi equilibrada anteontem. O programa de Gugu Liberato empatou em 23 pontos com o futebol (Atlético-PR x São Paulo). Contra o "Domingão do Faustão", pré-gravado, teria perdido por 26 a 25, segundo a Globo, e empatado por 25, segundo o SBT.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Garotinho é contra a Alca-Seltzer!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.