São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

OS ESSENCIAIS

por Ivo Mesquita

Zwelethu Mthetwa (África do Sul)

"É um artista contemporâneo que trabalha sua fotografia a partir do que é da África do Sul hoje. Ele analisa a transformação que eles estão vivendo hoje. Suas imagens são muito inteligentes e têm um componente estético muito forte"

Leandro Erlich, Jorge Macchi e Pablo Siquier (Argentina)

"Cada um deles está num momento diferente da Bienal, mas é interessante ver como eles formam um retrato rico e potente do que é a produção argentina hoje das artes visuais"

Luc Tuymans (Bélgica)

"Luc Tuymans é seguramente um dos pintores mais importantes da arte contemporânea que surge nos anos 80. Suas pinturas são intensas e poéticas, é muito bom de ver"

Thomas Struth (Alemanha)

"Ele vem de uma tradição que deixa a fotografia documental. Em cada série ele há uma reflexão diferente. Desde os monumentos históricos até as florestas tropicais, que são extremamente pictóricas como imagens."

Thomas Demand (Alemanha)

"Ouvi dizer que ele vai apresentar um vídeo. Ele faz fotografia a construída: joga com a verdade e a mentira, com a representação e traz referências de um ideário de arquitetura modernista."

Francesco Vezzoli (Itália)

"Não é dos mais conhecidos, mas vale a pena ver. Ele é um vídeomaker bem imaginoso, com muito humor e produziu uma obra especialmente para cá."

Melik Ohanian (França)

"Sua obra deve ser vista com atenção. Fala muito das migrações e o que se cria nessa paisagem cultural"

Aernout Mik (Holanda)

"Magnífico, com muita imaginação. Sua obra é bem construída e articulada. Usa a imagem do vídeo como possibilidade de apropriação do espaço. Explora as possibilidades escultóricas do vídeo."

Fernando Sanchez Castillo (Espanha)

"Chama a atenção porque ele é um artista que busca elementos poéticos de um lugar dois quais ele se apropria e os transforma em seu trabalho."

Miguel Calderón (México)

"Eu diria que é um artista muito apreciado nos EUA e no México. Ele está fazendo um jogo muito engraçado, uma partida de futebol onde o México ganha do Brasil. Lida com a cultura popular com muito humor."


Texto Anterior: Os essenciais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.