São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Escola-modelo de formação de atores atravessa crise

DA REPORTAGEM LOCAL

Referência na formação de atores, a Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (Grande SP) vive um impasse. As aulas estão suspensas. No lugar, ocorre a Semana ELT em Alerta, com assembleias, debates e apresentações de teatro e música.
A mobilização vem na esteira da demissão do coordenador pedagógico, Edgar Castro, em 8/9. O episódio foi o ápice de um processo de desgaste na relação dos corpos discente e docente com a secretaria de Cultura local.
O mal-estar tem raízes na indicação de Eliana Gonçalves, em janeiro, para a coordenação administrativa da ELT. Mestres e aprendizes afirmam que sua gestão é pautada pelo autoritarismo. Procurada pela reportagem, ela não quis falar.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Salva, diz que Edgar foi afastado pois "o diálogo estava difícil, havia mistura de competências". Edgar responde: "Houve um problema da professora [Gonçalves] com a comunidade da ELT, uma falta de entendimento do projeto pedagógico".
Mestres pedem ao menos a reintegração dele ao corpo docente. Aprendizes querem reempossá-lo na coordenação pedagógica. A saída de Gonçalves da ELT é reivindicação comum. Ontem à tarde, a prefeitura disse que "o assunto está em análise". (LN)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Personalidade: Lobo Antunes e brasileira acabam namoro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.