São Paulo, sábado, 24 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

livros

Obras literárias premiadas irão migrar para o cinema

Adaptações serão filmadas em 2012 e 2013 por nomes importantes do cinema

Cristovão Tezza e Ronaldo Correia de Brito acabam de negociar os direitos autorais de seus livros


JOSÉLIA AGUIAR
COLUNISTA DA FOLHA

"O Filho Eterno", de Cristovão Tezza, multipremiado em 2008, vai virar filme pela RT Features. Do mesmo autor, "Juliano Pavollini" é agora de Caio Blat.
De Ronaldo Correia de Brito, "Galileia" já havia sido comprado pela RT Features. E agora seu "Retratos Imorais" está "de namoro com contrato acertado", como diz Walter Carvalho, o diretor.
De Milton Hatoum, três obras literárias estão no caminho para as telas.
"Dois Irmãos" será dirigido por Luiz Fernando Carvalho, de "Lavoura Arcaica".
"Relato de um Certo Oriente", por Marcelo Gomes, de "Cinema, Aspirinas e Urubus". E "Órfãos do Eldorado", por Guilherme Coelho, de "Fala Tu".
A coincidência parece se explicar: após algumas temporadas de prêmios, obras que venceram ou se destacaram como finalistas são preparadas para virar filmes, com filmagens previstas para 2012 e 2013.
Rodrigo Teixeira, da RT Features, que comprou direitos de vários livros, diz que os prêmios não influenciaram tanto.
"Gostei do que li. E alguns comprei até antes de serem premiados", afirma.
Entre as que estão com Teixeira, há "Pornopopeia", de Reinaldo Moraes, finalista em dois prêmios em 2010. E obras de Sérgio Sant'Anna, Lourenço Mutarelli, Daniel Galera e Carol Bensimon.
Teixeira diz que lá fora é maior a influência dos prêmios nos preços. Os valores no Brasil variam de R$ 10 mil a R$ 200 mil.
Das mais esperadas, a minissérie da Globo baseada no "Dois Irmãos", preparada por Luiz Fernando Carvalho, ainda está sem data para estreia.
"Parte da demora se deve à busca pelas locações. Adaptações literárias para os meios visuais têm mistérios que se revelam aos poucos. O que persiste na memória nem sempre sobrevive na paisagem", diz Carvalho.
"Retratos Imorais", um dos finalistas anunciados pelo Jabuti na quarta, já é, segundo seu autor, Correia de Brito, "um recordista em adaptações para o teatro e em propostas para o cinema".
Afora as citadas, um dos contos serviu de mote para um documentário da BBC e outro deve se tornar filme. Contos vão ser encenados por dois grupos de teatro pernambucanos.

FOLHA.com
Leia texto de Luiz Fernando Carvalho em
folha.com/no979832


Texto Anterior: Venda para shows de João Gilberto frustra organização
Próximo Texto: Adaptações de obras literárias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.