São Paulo, quinta, 24 de setembro de 1998

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HBO fecha acordo com sistema Net, da Globo

ELVIRA LOBATO
em São Paulo

A Net Brasil - controlada pelas Organizações Globo - e a HBO Brasil assinam contrato, na próxima semana, para a inclusão dos canais HBO e Cinemax no menu de programação do sistema Net, que hoje controla 70% do mercado de TV paga no país.
As diretorias da Net e da HBO confirmam o acordo e dizem que só faltam "pequenos detalhes" para a assinatura do contrato.
Com isso, a TVA, que era a principal distribuidora dos canais HBO e Cinemax, perde um importante trunfo na competição pelo mercado de TV paga.
Executivos da TVA dizem que existem negociações para que a empresa também passe a distribuir canais da Globosat, mas isso não é confirmado oficialmente.
Pelo contrário, o diretor-geral da Globocabo, Moysés Pluciennik, disse ontem que os canais da Globosat ÄTelecine, Sportv, GNTÄ são exclusivos da Net.
A HBO e a Net estavam negociando esse acordo há mais de um ano e o principal entrave era a compatibilização dos canais de filmes da Globosat e os da HBO em um mesmo pacote.
Para resolver o problema, os canais da HBO serão oferecidos como uma programação "premium" aos assinantes da Net, que será paga à parte. A conta mensal para assinatura do pacote Advanced e dos canais da HBO pode ultrapassar R$ 70,00.
A HBO chegou ao Brasil em 1994, quando a TVA tinha domínio absoluto do mercado de TV por assinatura. Ansiosa por se estabelecer no país, a HBO se associou à TVA, que ficou com 24% do capital da HBO Brasil.
A hegemonia da TVA foi por terra quando a Globo entrou no mercado, comprando licenças de TV a cabo nas maiores capitais.
Atualmente, existem 2,5 milhões de assinantes do serviço de TV paga: 25% da TVA, 70% do sistema Net e apenas 5% são atendidos por operadoras independentes.
O acordo entre a HBO e a Net agitou o congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) que está sendo realizado em São Paulo, no Feira/Trade Show. O acesso e o custo da programação entraram na ordem do dia dos debates porque a Anatel ÄAgência Nacional de TelecomunicaçõesÄ deve concluir até o final deste mês a licitação para venda de novas concessões de TV paga em todo o país.
Atualmente, mais de 90% dos assinantes de TV paga pertencem às classes A e B. As grande operadoras dizem que ainda não possuem um pacote de programação adaptado às famílias de classe C. Na definição do setor, as classes A e B são as que têm renda mensal superior a R$ 1.000,00.
No último ano, o mercado de TV por assinatura ficou estagnado e as operadoras de TV a cabo chegaram a perder assinantes.



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