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HBO fecha acordo com sistema Net, da Globo
ELVIRA LOBATO
em São Paulo
A Net Brasil - controlada pelas
Organizações Globo - e a HBO
Brasil assinam contrato, na próxima semana, para a inclusão dos
canais HBO e Cinemax no menu
de programação do sistema Net,
que hoje controla 70% do mercado de TV paga no país.
As diretorias da Net e da HBO
confirmam o acordo e dizem que
só faltam "pequenos detalhes"
para a assinatura do contrato.
Com isso, a TVA, que era a principal distribuidora dos canais
HBO e Cinemax, perde um importante trunfo na competição pelo
mercado de TV paga.
Executivos da TVA dizem que
existem negociações para que a
empresa também passe a distribuir canais da Globosat, mas isso
não é confirmado oficialmente.
Pelo contrário, o diretor-geral
da Globocabo, Moysés Pluciennik, disse ontem que os canais da
Globosat ÄTelecine, Sportv,
GNTÄ são exclusivos da Net.
A HBO e a Net estavam negociando esse acordo há mais de um
ano e o principal entrave era a
compatibilização dos canais de filmes da Globosat e os da HBO em
um mesmo pacote.
Para resolver o problema, os canais da HBO serão oferecidos como uma programação "premium" aos assinantes da Net, que
será paga à parte. A conta mensal
para assinatura do pacote Advanced e dos canais da HBO pode ultrapassar R$ 70,00.
A HBO chegou ao Brasil em
1994, quando a TVA tinha domínio absoluto do mercado de TV
por assinatura. Ansiosa por se estabelecer no país, a HBO se associou à TVA, que ficou com 24% do
capital da HBO Brasil.
A hegemonia da TVA foi por terra quando a Globo entrou no mercado, comprando licenças de TV a
cabo nas maiores capitais.
Atualmente, existem 2,5 milhões
de assinantes do serviço de TV paga: 25% da TVA, 70% do sistema
Net e apenas 5% são atendidos por
operadoras independentes.
O acordo entre a HBO e a Net
agitou o congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão
por Assinatura) que está sendo
realizado em São Paulo, no Feira/Trade Show. O acesso e o custo
da programação entraram na ordem do dia dos debates porque a
Anatel ÄAgência Nacional de TelecomunicaçõesÄ deve concluir
até o final deste mês a licitação para venda de novas concessões de
TV paga em todo o país.
Atualmente, mais de 90% dos
assinantes de TV paga pertencem
às classes A e B. As grande operadoras dizem que ainda não possuem um pacote de programação
adaptado às famílias de classe C.
Na definição do setor, as classes A
e B são as que têm renda mensal
superior a R$ 1.000,00.
No último ano, o mercado de TV
por assinatura ficou estagnado e
as operadoras de TV a cabo chegaram a perder assinantes.
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