São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ganenses mesclam dança e acrobacia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Formada há nove anos em Gana, na África, A Kakaloi Dance Company, uma trupe de dançarinos e acrobatas, vai apresentar-se pela primeira vez no Brasil durante "O Riso da Terra", em João Pessoa. A estréia será no dia 25 de novembro, numa performance que contracenará com o ritmo e os passos da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Ceará.
Em entrevista por e-mail, o diretor e um dos fundadores da Kakaloi, Raphael Tetteh Okai, conta que o nome da companhia significa "bravos guerreiros". Decorre da trajetória de resistência da trupe em não sucumbir à falta de recursos financeiros, no início, quando precisavam comprar instrumentos musicais e figurinos, por exemplo, e também da disposição e disciplina dos 24 jovens artistas do elenco (16 músicos e dançarinos e oito acrobatas).
A gênese está nas aulas que Okai ministrava na rede de escolas públicas de Acra, a capital ganense. Foi ali que ele começou a recrutar crianças e adolescentes que demostravam talento para o palco. O grupo foi consolidado dois anos depois.
O momento de maior visibilidade para a Kakaloi aconteceu em 94, quando foi selecionada para representar a região da Grande Acra no festival nacional de artes.
Foi o suficiente para conquistar o status de uma das companhias mais inventivas de Gana no campo das artes cênicas e circenses.
Okai afirma que a combinação de elementos da dança popular e da acrobacia circense veio à luz pela primeira vez em 94, durante os ensaios que comandava em outro grupo, Asasesu, para o espetáculo "Children of the Earth" (Crianças da Terra). Sua intenção era acentuar a comicidade nas cenas, recurso que foi aprovado por público e crítica.
"O que a gente vai mostrar no Brasil é justamente essa mistura de técnica de acrobacia com comédia e dança afro", afirma o diretor. Ele associa o Brasil à imagem do Carnaval que, na sua opinião, também funde as duas bases criativas da Kakaloi. (VS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Destaques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.