São Paulo, sexta, 24 de outubro de 1997.




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DISCO CRÍTICA
Ed Motta dá um banho em novo CD

SÉRGIO MARTINS
especial para a Folha

Chatos ou não, bem que os fãs de Jamiroquai poderiam fazer de "Manual Prático para Festas, Bailes e Afins Vol. 1", de Ed Motta, seu disco de cabeceira. Pela simples razão que no quesito "música para dançar/curtir", Motta dá um banho em qualquer inglês metido a vocalista da Band Black Rio.
O CD marca a volta do cantor aos discos depois de uma ausência de cinco anos. Logo de cara, percebe-se a sensível melhora nas letras. O terrível "edmottês" foi substituído por letristas de qualidade.
Motta engatou parcerias com Ronaldo Bastos (em seis composições), Rita Lee (no candidato a hit "Fora da Lei"), Zélia Duncan ("Mentiras Fáceis" e "Quais Serão Meus Desejos?") e Chico Amaral (do Skank, autor de "Daqui Pro Méier" e "Luna e Cera").
Resolvido o problema lírico, coube a Motta, excelente melodista, forrar as composições com um baú de referências que vão do maestro mexicano Esquivel às sonoridades que dominavam os bailões funk na década de 70.
"Daqui pro Méier", por exemplo, resgata o maestro Lincoln Olivetti, um dos papas do molejo nas décadas de 70 e 80. Basta conferir o arranjo de metais e cordas que Olivetti bolou para a música, em dueto com Motta, para imaginar qualquer integrante do Incognito e do Brand New Heavies -fãs do funk-Brasil- se roendo de inveja.
"Lustres e Pingentes", por sua vez, surrupia a introdução de "Try My Side", do Chi-Lites, ícone do soul da Filadélfia.
O clima de festa ainda é constante em faixas como "Fora da Lei", "Birinaite", "Dias de Paz" e a balançada "A Flor do Querer".
"Como Dois Cristais" é um reggae inspirado na melodia de Augustus Pablo -um dos diversos heróis anônimos do reggae jamaicano. Aqui, Motta dá um banho fazendo os vocais, o toast (uma espécie de rap) e contando com a participação do percussionista Marcos Suzano e do tecladista Marcelo Lobato (do Rappa).
Como toda festa que se preze tem seus momentos de calmaria, o cantor completa o disco com baladas e melodias como "Falso Milagre do Amor" e "Quais Serão Meus Desejos", que tem letra acima da média de Zélia Duncan.
Material farto para rádios, "Manual Prático..." é soul e funk brasileiros, que não faria feio numa disputa com qualquer efebo do acid jazz. E olha que Ed Motta nem precisou apelar para qualquer instrumento exótico australiano...


Sérgio Martins, 30, é editor da revista "Showbizz"


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