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ANÁLISE
Filme retrata a exclusão
JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulista
Mais do que previsível, a escolha do filme "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles,
para representar o país na disputa pelo Oscar era praticamente obrigatória.
Além das qualidades intrínsecas do longa-metragem, vários outros fatores o habilitam
como concorrente sério à estatueta norte-americana.
Entre eles: 1) a premiação anterior num festival de primeira
linha (o Festival de Berlim deste ano); 2) o sucesso de público
no país (cerca de 1,2 milhão de
pessoas assistiram ao filme de
Salles); 3) os temas de forte
apelo emocional que aborda
(relação mãe-filho, criança
abandonada etc.); 4) o fato de
apresentar um painel social do
Brasil.
Desses fatores, os três primeiros são fatos incontestáveis, e
sobre eles não há muito o que
dizer.
Mas é possível -e necessário- discutir a imagem do país
que é construída ao longo de
"Central do Brasil".
A primeira constatação é a de
que não há ricos -nem mesmo gente de classe média- no
longa-metragem.
˛
Pobres e miseráveis
Os personagens se dividem
em pobres (a escrevinhadora
Dora, a prostituta Irene, o segurança Pedrão, o caminhoneiro César) e miseráveis (o órfão Josué, os analfabetos que
recorrem a Dora, os romeiros
do sertão).
Pode-se explicar esse recorte
de várias maneiras: 1) a trama
não comportava personagens
de outras classes sociais; b) os
pobres são mais adequados a
um melodrama social; c) eles
compõem a esmagadora maioria existente na sociedade brasileira.
Mais que isso tudo, há a opção do próprio diretor de chamar a atenção para o que ele
julga mais importante no Brasil
de hoje: a exclusão social.
A figura do analfabeto sintetiza como nenhuma outra a
idéia do indivíduo privado não
só dos bens materiais, mas
também do conhecimento e da
comunicação.
É alguém sem vez e sem voz
no alegre mundo do consumo
globalizado.
Outra constatação imediata:
"Central do Brasil" é um filme
em que o secular fluxo migratório campo-cidade está invertido. Os personagens partem
da cidade grande para o sertão,
em busca do pai de Josué.
Acompanhando essa saga, descobrimos ou redescobrimos
todo um país, arcaico, místico,
selvagem.
˛
Dilemas
Há ainda a tentativa de sintetizar, em meia dúzia de personagens, os dilemas morais que
assediam hoje os brasileiros: levar vantagem em tudo ou ser
solidário? Entregar-se ao cinismo ou acreditar na possibilidade de mudança?
Há quem acuse "Central do
Brasil" de ser despolitizado,
por mostrar os problemas dos
pobres como algo que eles mesmos criam e eles mesmos tratam de resolver. Mas dificilmente um filme estará tão sintonizado com seu país como
esse.
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