São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raymundo Faoro é eleito novo imortal da ABL por unanimidade

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

O jurista Raymundo Faoro, 75, é o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito por unanimidade para a cadeira número seis, que era do jornalista Barbosa Lima Sobrinho.
Faoro teve 36 dos 38 votos. Dois acadêmicos não enviaram seu voto por carta. O presidente da ABL, Tarcísio Padilha, disse que não há registro de eleição por unanimidade na história da casa.
"Ele não é um técnico jurista, mas um humanista que captou bem a estrutura burocrática do país como responsável por nossas mazelas", disse Padilha, referindo-se à obra mais marcante de Faoro, "Os Donos do Poder" (58).
Após a eleição, Faoro recebeu amigos e acadêmicos em sua casa, no bairro de Laranjeiras (zona sul do Rio). "Essa unanimidade eu credito aos amigos fraternais que tenho na academia", disse.
Embora sua trajetória seja comparada à de Barbosa Lima Sobrinho na defesa dos ideais democráticos, o novo imortal disse que "Barbosa Lima é insubstituível. Vou apenas suceder-lhe."
Mais seis candidatos concorriam com Faoro. Outros dois -o jornalista Joel Silveira e o publicitário Mauro Salles- haviam desistido da candidatura, ao notarem a inclinação da ABL à eleição de Faoro. O novo acadêmico só deverá tomar posse no próximo ano, pois a ABL fica em recesso entre dezembro e março.


Texto Anterior: Seis capítulos trarão menores
Próximo Texto: Jurista gaúcho é tido como autor-chave
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.