São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Designers holandeses unem artesanal e tecnológico em mostra

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O barroco contemporâneo. O artesanal ligado ao tecnológico. A exposição "Lugares", que será aberta amanhã no estúdio-loja Ovo, em São Paulo, exibe a produção de dois designers destacados em âmbito internacional, os holandeses Tord Boontje, 38, e Hella Jongerius, 43, que conjugam elementos aparentemente tão díspares.
A dupla, ao lado de Emma Woffenden e Takashi Murakami, estrela a mostra. Suas peças fazem parte do projeto "Design with Conscience", da empresa Artecnica, cujo objetivo é desenvolver novos produtos em comunidades periféricas. "Hoje, quando fábricas ao redor do mundo criam objetos parecidos, o resgate do artesanal e do regional tem ligação com uma vontade de exibir uma identidade possível", afirma Carolina Sucar, 32, uma das organizadoras da exposição, ao lado de Gerson de Oliveira, Luciana Martins e Camila Tariki.
"Mas o design não renuncia às novas tecnologias", avalia ela.
Assim, vasos e copos da série "tranSglass", de Boontje, foram criados com vidro reciclado de comunidades da Guatemala; objetos de cerâmica negra de Jongerius foram desenvolvidos a partir da matéria-prima abundante no Peru.
"O traço de Boontje é delicado, mas ele evidencia o material contemporâneo, como o aço polido dos pássaros e flores dos "Puddles'", diz Oliveira, 36, que planeja fazer da Ovo espaço para o debate do design.


LUGARES
Quando:
abertura amanhã, às 12h; de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 17h; até 23/12
Onde: Ovo (r. Gomes de Carvalho, 830, SP, tel. 0/xx/11/3045-0509)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: Elegância em capítulos
Próximo Texto: História: Especial revê crise entre Argentina e Chile
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.