São Paulo, quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa investiga histórico de escolhas profissionais na infância

Com entrevistas, "Tempos de Escola" faz retrato das formas de educar no país

RODRIGO RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em "Tempos de Escola", série que Serginho Groisman apresenta no canal Futura, a pergunta clichê "O que eu vou ser quando crescer?" é apresentada de forma diferente. Por meio de uma entrevista e de depoimentos de amigos, Serginho tenta reconhecer, no período escolar, traços da atividade profissional que seus convidados decidiram exercer.
A Folha acompanhou uma tarde de gravações da nova temporada do programa, que vai ao ar no início do próximo ano (sem data definida). Como entrevistados, a cantora Mart'Nália, filha de Martinho da Vila, e o narrador e jornalista esportivo Cleber Machado.
Com um cenário simples, centrado em duas poltronas brancas, Serginho promove um bate-papo descontraído sobre uma fase escolar escolhida por seu convidado.
Mart'Nália, por exemplo, contou sobre a importância dos sambas-enredo em seu aprendizado de história. Era por meio deles que respondia às provas no colégio, o que gerava comentários de que colava da irmã -que recorria ao mesmo expediente.
O assunto agradou Serginho, que não parou a conversa nem durante o intervalo das gravações -o papo com Cleber Machado também não foi interrompido. Os 40 minutos de gravação, feitos em uma tomada só e de forma bastante informal, são editados para compor um programa de 30 minutos com intervalos.
Na tentativa de reconhecer no passado o que as pessoas são no presente, o programa mostra que Cleber Machado já narrava os jogos de futebol de botão com os amigos -embora ele mesmo admita que à época pensava em trabalhar com rádio, seguindo os passos do pai.
Lecuck Ishida, diretor da nova temporada da série, diz que, mais do que a curiosidade pela infância dos convidados, é interessante ver o programa como "um retrato das diferenças na educação do país".


Texto Anterior: Dicas para evitar excessos
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.