São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA

"O Concerto" exala exotismo de cinema pseudo-sofisticado

CRÍTICO DA FOLHA

Saudades do tempo em que se podia adivinhar a origem de um filme por sua estética. Hoje, o tal cinema globalizado padronizou tudo numa espécie de assepsia publicitária.
"O Concerto" é mais um produto desse cinema: produção francesa, dirigida por um romeno (Radu Mihaileanu) e que trata da vida na Rússia. Foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. O que não é surpresa, em face da forma como manipula emoções e apela ao sentimentalismo rasteiro. Periga levar o prêmio.
O filme conta a história de Andrei Filipov (Aleksei Guskov), um ex-regente da Orquestra Bolshoi de Moscou. Trinta anos antes, Filipov foi destituído do cargo ao se recusar a demitir judeus. Hoje, é faxineiro do Bolshoi.
Enquanto limpa a sala do patrão, Filipov intercepta um fax convidando a orquestra para um concerto em Paris. E resolve se vingar, montando uma orquestra pirata e fazendo-se passar por regente da Orquestra Bolshoi.
Quem já viu os outros filmes de Mihaileanu, em especial "Trem da Vida" (1998), sabe que ele tem um pé no dramalhão.
Aqui não é diferente: choro, câmera lenta, personagens "engraçadinhos" para dar leveza ao caldo. Infalível para camuflar o vazio.
"O Concerto" é um produto eficiente desse cinema pseudo-sofisticado e de apelo internacional. Mas exala um exotismo de fast food tão falso quanto típico de nosso tempo.
(ANDRÉ BARCINSKI)

O CONCERTO

DIREÇÃO Radu Mihaileanu
PRODUÇÃO França/Itália/ Romênia/Bélgica/Rússia, 2009
COM Aleksei Guskov, Dmitri Nazarov e Mélanie Laurent
ONDE nos cines Reserva Cultural, Iguatemi Cinemark e circuito (hoje alguns cinemas mudarão seus horários de funcionamento; é recomendável telefonar antes de sair de casa)
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Cinema - Crítica/Suspense: Diretor de "Crash" decepciona em "72 Horas"
Próximo Texto: Crítica/Drama: Naturalismo de "Bom Coração" exibe virtudes e falhas do estilo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.