São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOSÉ SIMÃO

Marta Ataca! Festança em Sampa!

Buemba! Buemba! Macaco Simão urgente! O braço armado da gandaia nacional. Direto da República da Língua Plesa! FESTANÇA EM SAMPA! Hoje é o feriadão do aniversário da afundação de São Paulo! Maratona de festas! Por isso que eu chamo a Marta de prefesteira. E sabe o que a Marta falou quando acordou? "Hoje eu vou botar o meu botox na avenida." Diz que São Paulo é a capital da gastronomia. Todo mundo come todo mundo. São Paulo é bom porque rola grana. Tanto que celebridade no Brasil é assim: brilha na Globo e vem ganhar dinheiro em São Paulo!
E a melhor definição de São Paulo é a da Regina Casé: "São Paulo não pode parar porque não tem estacionamento". E não pode andar por causa do engarrafamento. Carro em São Paulo tem que pagar IPTU. Bem imóvel!
E um dia a Danuza Leão me perguntou: "Simão, por que em São Paulo todo mundo tem um projeto?". Porque todo mundo é estressado. E São Paulo não me estressa porque eu não sei dirigir, não tenho relógio e esqueci o celular em casa. Por isso Sampa é minha amiga e não minha inimiga!
E paulista é tão estressado que o feriadão cai no domingo. Tinha que cair na terça, aí a gente enforcava a segunda e emendava até o Carnaval! E paulista leva macarrão a sério. Paulista chupa espaguete sem fazer barulho. Essa é a diversidade gastronômica: chupa espaguete e come de pauzinho. Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
E o bom de São Paulo é que tem 300 peças, 80 shows, 500 filmes e você grita: "Oba! Vou ficar em casa". Você fica em casa por opção, não por falta de opção! Paulista é um povo singular, detesta a letra "s": "Vâmo pegar umas mina prumas balada". O Lula aprendeu a falar com os paulistas!
São Paulo é sensacional, e a gente só reclama. Paulista passa a semana reclamando: a cidade é estressante, só tem buraco, o clima é horrível. E aí vai passar o fim de semana fora e fica comparando com São Paulo: se fosse em São Paulo, a comida não demorava tanto, se fosse em São Paulo, o carro já tinha sido consertado e, se fosse em São Paulo, esse cara já tava demitido! Rarará!
E a maratona de festas está sensacional. Só uma exposição que eu achei meio pornográfica: "Picasso na Oca". Rarará! Então estamos com três pontos a favor: vida cultural, gastronomia e grana. E três pontos contra: engarrafamento, clima e estresse. E eu amo São Paulo e não vou abrir barraca de coco na praia! E o Mano Brown, dos Racionais, diz que mora no Capão Redondo, mas não sabe o que quer dizer capão e muito menos por que é redondo! Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza! Hoje só amanhã! Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

E-mail: simao@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes de hoje
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Globo faz teste para achar nova Glória Pires
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.