São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erudito

Orquestra congrega músicos de rua

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São 17 músicos de diversas formações, origens e estilos, que atuam nas ruas e na noite de São Paulo: o SescTV homenageia o aniversário da cidade com a exibição de "Neuropolis", documentário que mostra a peculiar orquestra homônima idealizada, arregimentada e dirigida por Livio Tragtenberg.
Na estrutura de "making of" do CD do grupo, "Neuropolis" tem como fio condutor o depoimento de Tragtenberg, explicando sua idéia de articular as produções musicais dos heterogêneos artistas que resolveu reunir para a construção em comum de uma obra que desenhasse uma espécie de retrato musical das ruas da cidade.
Para tanto, o compositor colocou para se apresentar juntos de emboladores nordestinos da Praça da Sé a musicistas de origem japonesa, passando por integrantes das comunidades boliviana e paraguaia, bem como gente do samba e do forró.
Se a parte mais interessante de "Neuropolis" é justamente ver como, nos ensaios, Tragtenberg coordena idiomas musicais tão díspares, o único escorregão do documentário fica na edição das falas dos artistas, já que o foco excessivo nas loas e panegíricos dos imigrantes confere ao filme um tom desnecessariamente provinciano. Hoje, o grupo se apresenta no Sesc Pinheiros, às 18h.


NEUROPOLIS
Quando:
hoje, às 21h30
Onde: SescTV


Texto Anterior: Seriados alavancam novas bandas
Próximo Texto: Crítica: Filme de Carné sofre de excesso de solenidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.