São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osklen aposta em esportivo com ecologia

Grife carioca mostrou guerrilheiros ecológicos; Forum Tufi Duek estréia na SPFW investindo em peças arquitetônicas

DA REPORTAGEM LOCAL

O esportivo é uma das forças que impulsionam a moda hoje em dia, como se viu na última temporada européia. No Brasil, nenhuma marca tem praticado melhor o "sport luxury", na divisão mais jovem, do que a Osklen. A grife mostrou uma coleção muito vibrante, investindo em elementos utilitários e referências ao equipamento usado em acampamentos.
Uma certa idéia de militância ecológica também inspira a Osklen. Daí o nome da coleção, "Guardiões da Amazônia", ou a camiseta estampada com os dizeres "Protocolo de Kyoto".
Os shapes remetem aos uniformes de guardas florestais e, às vezes, aos de guerrilheiros. Nos anos 60, alguém diria que tudo não passa de um "ativismo de butique". Mas, neste mundo pós-utópico, a moda pode até funcionar como um meio de participação política.
Na imaginação de Oskar Metsavaht, o diretor de criação da grife, o colete salva-vidas virou top, a barraca se transformou em vestido e a rede de pescar virou bolsa. Até o longo de lã brilhante ganhou rasgos e talhos, como se tivesse sido usado para andar na mata fechada.
A Forum fez ontem a sua estréia com a assinatura Forum Tufi Duek -uma linha intermediária entre a divisão mais casual da grife e a seção de luxo, que leva só o nome do estilista.
Tufi mostrou uma interessante coleção dominada pelos curtos de shapes soltos e amplos, com referências à arquitetura de Niemeyer, e que teve seus melhores momentos nas peças decoradas com plaquinhas acrílicas. (ALN e VW)

Texto Anterior: Fast-fashion
Próximo Texto: "Mulheres têm vaidade excessiva"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.