São Paulo, terça, 25 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POP LATINO
Colombiana se apresenta em 16 shows no país e terá música em `Salsa e Merengue'
Shakira faz `maratona' promocional

PATRICIA DECIA
da Reportagem Local

A colombiana Shakira, 20, está seguindo os passos do ex-menudo Ricky Martin para conquistar o mercado brasileiro. Ela chegou ao país para uma maratona de shows, apresentações em programas de televisão e para negociar a entrada de seu principal sucesso, ``Donde Estas Corazon'', na trilha sonora da novela ``Salsa e Merengue''.
De 3 a 29 de março, faz shows em Curitiba, Florianópolis e várias cidades de São Paulo e Rio Grande do Sul, apresentando seu terceiro álbum, ``Piez Descalzos'' (disco de platina no México, Estados Unidos, Venezuela e Colômbia).
A cantora, de ascendência libanesa, começou na carreira artística ainda criança, dançando música árabe. Foi descoberta pela Sony aos 13 anos, enquanto cantava à capela num hotel.
No Brasil, chegou junto com a invasão do pop latino, emplacando nas rádios os sucessos dance ``Donde Estas Corazon'' e ``Estoy Aqui''.
``Não sou apenas uma cantora de dance music, como o público brasileiro está pensando. Meu trabalho mistura rock, reggae e música romântica. No show, toco gaita e guitarra. Não sou nenhum Joe Sartriani, mas estou aprendendo'', afirmou ontem em entrevista coletiva no hotel Maksoud Plaza.
Shakira também diz que não quer ser comparada a uma Alanis Morissette latina -ambas são jovens e cantam sobre dor-de-cotovelo-, como ocorreu em alguns países da América do Sul e Central. ``Gosto muito dela, mas nossa música não tem nenhuma semelhança'', afirma.
A dor-de-cotovelo, no entanto, é tema recorrente de Shakira, que compõe a maioria de suas canções. ``Em geral, não tenho experiências muito dolorosas, mas, nos momentos em que passo por elas, aproveito para escrever canções. `Te Espero Sentada' foi assim. Que mulher nunca ficou esperando por alguém que marcou com ela e não apareceu?'', pergunta.
As histórias dos amigos também viram música. ``No primeiro disco, me referia ao amor com uma curiosidade infantil, era idealista, irreal. Agora falo mais de prática do que de teoria, mais cotidiano e vivência, inclusive de outros personagens. `Donde Estas Corazon' é a experiência de um amigo e foi escrita depois de uma conversa com ele'', diz.
Após os shows no Brasil, Shakira segue para os Estados Unidos -onde é sucesso no mercado latino- Portugal e Espanha. ``Os mercados norte-americano, brasileiro e europeu ainda são difíceis para a música latina. Mas agora o pop latino está entrando em todos esses países sem passaporte. Me sinto gratificada por fazer sucesso no exterior cantando em minha própria língua'', afirma.
Depois dos shows, ela parte para a gravação do próximo disco. ``Quero cantar em italiano, muito em breve'', diz. Por enquanto, Shakira não cogita gravar nada em inglês. ``Um dia gostaria de gravar em inglês, mas ainda não tenho tempo de me dedicar a um trabalho assim.''
Para ela, a entrada da música latina no Brasil demorou por causa do estereótipo ainda vigente. ``Acham que, porque você é latino, só pode tocar salsa. O folclore é o que ficou conhecido, mas temos bom pop na Colômbia.''
Shakira concorda que o sucesso de Martin facilitou sua entrada no mercado brasileiro. Os dois se conheceram no festival de música de Vi¤a del Mar e fizeram uma turnê pela Colômbia anos depois.

Show: Shakira Quando: dias 3 e 4 de março, às 22h (censura 14 anos) Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, Lapa, tel. 011/252-6255) Quanto: R$ 35 a R$ 60
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã