São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cia. Club Noir instiga com teatro caótico e pulsante

DE SÃO PAULO

A engrenagem da vida e a do teatro rodam fora do eixo para Roberto Alvim. Seu inconformismo com o mundo chegou a ser confundido com loucura.
Isso até o autor e diretor fundar com a atriz Juliana Galdino uma das mais investigativas companhias de teatro do país, a Cia. Club Noir, em 2006.
Em "Anátema", espetáculo inaugural do grupo, Alvim começa de fato sua busca pela construção de novos fundamentos teatrais.
Em "O Quarto" -vencedor do Prêmio Bravo! de melhor espetáculo de 2008-, fez renascer o primeira peça de Harold Pinter.
Em "Tríptico Richard Maxwell" -indicado ao Prêmio Bravo! de Melhor Espetáculo de 2010 e ao Shell pela pesquisa e criação da obra-, Alvim apresentou um panorama da arte vanguardista do dramaturgo norte-americano Richard Maxwell.
O encenador cria no palco sua própria visão de mundo, alterando a percepção cotidiana de tempo e espaço.

REALIDADE
Os dez espetáculos montados pela companhia evocam uma realidade que nasce a partir do texto e concretiza a ausência, rejeitando conceitos enraizados sobre sujeito, narrativa e interpretação.
Evidenciam também o apetite de Alvim por uma cena penumbral capaz de instigar o imaginário e uma arquitetura dramatúrgica original, na qual inúmeros emissores habitam um personagem.
Há cinco anos Alvim amadurece -e radicaliza- seus conceitos em cena. O ciclo dessa trajetória investigativa, que fez avançar o teatro contemporâneo do país, culmina justamente em "Pinokio", seu experimento artístico mais radical.
"Pinokio" é um filho feio (no sentido de que não está no padrão de beleza que a hegemonia elegeu) que marca o começo de algo realmente fundante. O início de uma vereda em direção a um planeta que não se conhece, mas onde se quer morar.
(GABRIELA MELLÃO)


Texto Anterior: Crítica/Drama: Em "Pinokio", Alvim reitera inovação e estilo arrojado
Próximo Texto: Última Moda - Vivian Whiteman: Stella furacão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.