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O VENCEDOR
"Caráter" foi raro
acerto da academia
em São Paulo
Um homem sobe as escadas e
adentra o sombrio gabinete de um
ancião. Esbraveja que conseguiu
se formar advogado e espera jamais tornar a vê-lo. Dá as costas e
sai. Arrepende-se, volta e se atira
como vampiro sobre o inimigo.
Sob desconcertante tratamento
gótico, assim começa "Caráter"
(Karakter), o filme de estréia do
holandês Mike van Diem, que merecidamente desbancou "O Que É
Isso, Companheiro?" na disputa
do Oscar de melhor filme de língua não-inglesa. Baseado em dois
romances de Ferdinand Bordewijk, tudo se passa durante cerca
de 30 anos no início deste século.
Após a sequência inicial, acompanhamos a prisão do jovem
agressor, Katadreuffe (Fedja van
Huet), horas depois do último encontro com seu desafeto. Era ele
Dreverhaven (Jan Decleir, soberbo), cujo cadáver acaba de ser descoberto.
Katadreuffe revela-se o filho bastardo do sádico especulador Dreverhaven com a ex-empregada doméstica Lorna (Tamar van den
Dop), resultado de uma isolada
aventura sexual. A solitária Lorna
resiste a se casar como patrão, deixando o emprego e optando por
criar Katadreuffe sozinha, apesar
das dificuldades financeiras.
Dreverhaven jamais se refaz da
separação. De longe, acompanha a
vida quase miserável enfrentada
por eles. Obcecado, envia regulares ofertas de casamento a Lorna.
A Katadreuffe, prefere submeter a
constantes provas de caráter. O
pretenso parricídio da cena inicial
é o ajuste de contas definitivo.
"Caráter" é um drama seco e
preciso. Van Diem, 39, conduz o
filme como veterano, apoiado em
um belo roteiro, intérpretes fabulosos e uma reconstituição de época expressionista de tirar o fôlego.
Estamos a anos-luz do melô feminista amador de "A Excêntrica Família de Antonia", que bateu "O
Quatrilho".
O Oscar recupera um grande filme que vinha girando em falso no
circuito internacional. "Caráter"
passou em vários festivais. A Academia lhe faz justiça, de certa forma repetindo o empurrão decisivo
que deu a "Mephisto", de István
Szabó. Foi um raro acerto no meio
século de prêmios na categoria.
(AMIR LABAKI)
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