UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

The Smiths, Dermite e o funk de vanguarda

Divulgação
A pista de dança do novo clube paulistano D-Edge


LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é à toa que esta coluna vive pregando a mistura de sons nos clubes de rock, desde que testemunhou o DJ inglês Erol Alkan mesclar com classe músicas bacanas de todas as tendências (rock, pop, electro, eletrônica) e quebrar costelas nas pistas inglesas e, agora, mundiais (e logo mais no Brasil).
Tira o mofo das picapes, é mais divertido, antenado e evita as noitadas regadas -noite sim, noite também- a (só e tão somente) "aquela do Jesus", "aquela do Teenage" e "aquela do Placebo".
Pois bem, pois bem.
O iluminado funk carioca, mais para lá do que para cá no gosto pop, faz sua mistura e vai ao rock, de um modo todo seu. No caso, os funkeiros do Rio se "inter-relacionam" com os imaculados The Smiths, banda megacult do pós-punk inglês. Acredite.
Dê uma olhada no verso abaixo:
"No som do rock do "Dermite'/ as mina ficou [sic] mimosa/ rebolando até o chão/ olha que mulher gostosa".
O Dermite, deixando claro para quem não percebeu, é a versão fonética do morro para o nome The Smiths. Apareceu nesses CDs denominados "Pancadão" uma tal de "Montagem Dermite", de um cara conhecido como MC Saquinho. Consiste em um sampler da guitarra inicial de "Bigmouth Strikes Again", que começa limpo, como se Morrissey fosse entrar com sua voz delicada, única.
Mas aí aparece uma batucada e uma voz de moleque cantando a letra "fofa" acima.
Não é preciso ser semiótico para perceber, na letra singela produzida por algum funkeiro do Rio, que lá nos morros o lirismo dos Smiths é captado. Sabem que ao som do rock dos Smiths as "minas" ficam mimosas. Tudo bem que a partir daí a coisa degringola.
O funk, quem diria, misturou primeiro que muita pista de dança boa por aí.

Rock às segundas
E enfim São Paulo vai ganhar sua noite de rock às segundas-feiras, o melhor dia para uma balada na semana. Depois da Trash (clube The End), em Londres, e da Maldita (Casa da Matriz), no Rio, vem aí a On the Rocks, noite comandada pelo VJ punk João Gordo no novo clube da cidade, o hi-tech D-Edge.
A On the Rocks, que estréia na próxima semana, no dia 28, espalhará rock, punk, hip hop, pop e electro-rock pela modernosa pista do D-Edge.
Além de João Gordo no som, a noite sempre terá DJs convidados e bandas. O clube D-Edge fica na Barra Funda -é, na verdade, o clube Stereo, reformulado e modernizado.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Os Yeahs vêm aí: Trio nova-iorquino lança CD na próxima semana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.