UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/"COMO PERDER UM HOMEM EM DEZ DIAS"

Filme confirma e duplica clichês

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

"Como Perder um Homem em Dez Dias", já indica o título, é uma espécie de manual prático dos clichês das revistas juvenis femininas.
Kate Hudson faz uma jovem jornalista arrivista, Andie Anderson. Sua pretensão é poder escrever sobre assuntos mais sérios, mas, como está em início de carreira, acaba aceitando a pauta da reportagem que dá título ao filme.
Logo Hudson parte à caça de uma presa, um homem para conquistar e perder no prazo de dez dias. Sua escolha não se revelará das mais adequadas: um publicitário, Benjamin Berry (Matthew McConaughey), encarregado pelo patrão de realizar, em nome de uma conta da agência, uma conquista amorosa. O jogo de apostas trocadas resulta em uma situação típica das velhas e antiquadas comédias românticas dos anos 50.
Enquanto Andie exercita com Benjamin aqueles atos que, segundo as revistas femininas, costumam condenar qualquer relacionamento ao fracasso, Benjamin exercita com Andie sua limitada paciência. Quando a primeira emoção verdadeira surgir, tardia e previsivelmente em cena, os dois já se terão provado cínicos e dissimulados o suficiente.
O pior é que a pretensão do filme é criar uma identificação com o público juvenil. A real função da personagem de Hudson é servir de exemplo de comportamento, mostrando às garotas o tipo de conduta que os garotos costumam abominar. Andie passa a fazer o papel de namorada grudenta e inoportuna, mas, como Benjamin prefere aguentar as chatices dela a perder a conta da agência, o jogo fica empatado.
Assim, os clichês das revistas não são necessariamente superados em favor do romance, como poderia ocorrer nos velhos tempos. Eles são como que duplicados e confirmados pela reação de Benjamin.


Como Perder um Homem em Dez Dias
How to Lose a Guy in 10 Days
 
Produção: EUA, 2003
Direção: Donald Petrie
Com: Kate Hudson, Matthew McConaughey e Adam Goldberg
Quando: a partir de hoje nos cines Center Norte, Eldorado e circuito



Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Panorâmica - Evento: Em São Paulo, debate aborda "A Violência"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.