São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um admirável mundo já não tão novo

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

A má notícia é que hoje está muito mais difícil ligar para sua rádio predileta e pedir uma música. É que a rádio pode ser na Suécia, o seu sueco pode não ser tão bom e o preço do interurbano...
A boa é que, com um mouse calibrado, uma conexão decente e um google certeiro, você pode conferir em tempo real, por caminhos virtuais, se essa onda de electroraggafunkcarioca está bombando mesmo nas rádios do Sri Lanka com a tal de M.I.A. Ou se o Marcelinho da Lua é mesmo o novo oxigênio da MPB, como intui a rádio Oi FM, de Vitória, ES.
O admirável mundo já não tão novo das rádios on-line ou das rádios convencionais na internet é vasto demais para um só texto. Mas, fechando no pop rock eletrônico, fica o toque das seguintes estações para balançar as caixas de som do seu computador.
Radio One - Da inglesa BBC. É a rádio mais importante do mundo para escoar a nova música. Dá para ouvir ao vivo, mas o luxo são os programas noturnos, de DJs badalados. No www.bbc.co.uk/radio1. Altamente recomendados são os programas do DJ Zane Lowe (segunda a quinta) ou o Essential Mix (domingo).
KCRW - Transmite de Los Angeles pelo www.kcrw.com a mais profunda análise política americana e a mais moderna programação de música dos EUA. O forte também são os programas, que podem ser captados por streaming ou podcasting. Em especial o Morning Becomes Eclectic, dedicado à nova música, transmitido durante a semana.
OUI FM - A rádio que domina as ondas sonoras da França sai pelo www.ouifm.fr. Em sua programação de rap local, a famosa música de sofá da eletrônica francesa. Mas dá saída para a Oui rock.com, uma das mais bacanas listas de música do rock planetário. Para quem arranha no francês, excelentes programas de cinema e de cultura pop em geral.


Texto Anterior: No Brasil, modelos estão em discussão
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.