São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Cerveja tem séculos de história nos EUA

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dedicada aos alimentos que gozam de forte identificação com a cultura dos Estados Unidos, a série "Sabores Americanos" joga luz, em seu segundo episódio, sobre a bebida alcoólica mais vendida do mundo.
Descoberta na Mesopotâmia, milênios atrás, como resultado da fermentação acidental de cereais, a cerveja desembarcou na costa leste em 1620, com os colonos ingleses do navio Mayflower. Da abertura da primeira cervejaria, em 1683, foram necessários menos de 20 anos até que pequenas fábricas se espalhassem por todo o país.
No princípio, as "ales" -cervejas de alta fermentação herdadas da Inglaterra- dominaram o mercado interno, até que a independência e as levas de imigrantes alemães que vieram na seqüência mudaram o panorama local com suas "lager" claras e leves, imediatamente adotadas pelos norte-americanos.
O documentário segue pelo século 19, quando foram criadas marcas hoje mundialmente famosas, como Miller e Budweiser. Líder do setor no país, esta última pertence à Anheuser-Busch, gigante responsável pela inovação que mudaria definitivamente o modo de se tomar cerveja: o engarrafamento.
Atualmente, o país domina 20% do mercado e fabrica mais de cem variedades da bebida -números que colocam seus habitantes no topo da lista dos fanáticos por cerveja.


SABORES AMERICANOS
Quando:
hoje, às 21h
Onde: The History Channel


Texto Anterior: Cinema: Tribeca começa hoje e exibe três filmes do Brasil
Próximo Texto: Crítica: Welles molda "Soberba" com nuances e cinzas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.