São Paulo, sábado, 25 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Após susto, Globo recupera ibope com 'Clone'

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
EXCÊNTRICO O ex-jogador Dadá Maravilha (à dir.), que atuou na Copa de 70, grava para o "Altas Horas" (Globo) de hoje; ele fala sobre a mania de batizar seus gols com nomes como "ascórbico"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Graças à novela "O Clone", a Globo registrou nos últimos meses uma recuperação "espetaculosa" no Ibope. Passado o susto da concorrência com "Casa dos Artistas", que levou a Globo a registrar média de 28 pontos no horário nobre em dezembro passado, a menor de sua história, a emissora atingiu em abril média de 35 pontos, a maior em um mês desde 2000. Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a cerca de 47 mil domicílios.
A recuperação, avalia a Globo, também se deve à novela das sete, "Desejos de Mulher", que chegou a dar média de 38 pontos, a "Big Brother Brasil" e ao "Fantástico" _que em abril voltou a se conso>lidar como líder. Além disso, cresceu o número de televisores ligados (em abril, foi de 66%, contra >média anual de 63% em 2001). Ao bater sucessivos recordes de audiência, "O Clone", no entanto, foi o principal responsável pela >recuperação _inclusive pelo au>mento de TVs ligadas.
O crescimento da Globo na fai>xa das 18h às 24h não representou queda significativa da concorrência. O SBT manteve-se na média de 15 pontos, a mesma do ano passado _mas chegou a 17 em novembro. A Record cresceu 1 ponto e chegou a 7. As demais redes mantiveram seus índices (Rede TV! e Band, 3; Cultura e Gazeta, 1). Embora a TV paga não chegue a ser expressiva, avalia-se que o serviço esteja perdendo telespectadores para a TV aberta.

OUTRO CANAL

Antena
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, voltou a circular pelos corredores do SBT anteontem à tarde. Almoçou com o vice- presidente, José Roberto Maluf. Prato do dia: o canal de TV que Boni ganhou em concorrência em Taubaté (SP), região em que o SBT não possui afiliada. O Senado está prestes a aprovar a concessão.

Amarelo 1
A Globo vem tentando convencer o governo federal a pressionar a Fifa para que libere a emissora a abrir pelo menos as transmissões dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo para antenas parabólicas. A favor da emissora, há a Lei Pelé, que diz que todos os jogos do Brasil deverão ser transmitidos em todo o território nacional por pelo menos uma rede aberta.

Amarelo 2
O contrato da Globo com a Fifa impede o sinal aberto para parabólicas, o que irá prejudicar pelo menos 7 milhões de proprietários desse tipo de antena. A Globo não irá descumprir o contrato sem uma intervenção federal. Uma alternativa em estudo é um decreto "regulamentador" do presidente FHC.

Véu
Gugu Liberato viaja segunda-feira para o Marrocos. Inspirado em uma revista de viagens, vai "documentar" para o "Domingo Legal", do SBT, o "país que a novela das oito da Globo não mostra". O material só será exibido às vésperas do final de "O Clone".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Risco FHC! PIB agora é Pobreza Individual do Brasileiro!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.