São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

'Pecado' bate 'Celebridade' no Nordeste

Divulgação/TV Cultura
NERDLAND Marcelo Tas grava o 'Vitrine', que a Cultura exibe em 29 de maio, em Portland (EUA), durante feira de ciências que reuniu mais de 1.200 estudantes e jovens inventores do mundo todo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Melhor desempenho da faixa das 19h da Globo desde 1996, "Da Cor do Pecado" está dando mais audiência do que "Celebridade" em Recife e Salvador, no Nordeste, e no Distrito Federal (Centro-Oeste). Em Belo Horizonte, empata com a novela das oito, tradicionalmente a maior audiência da Globo em todo o país.
Os dados, do Ibope, são de abril. Na média nacional do mês, "Celebridade" foi o programa mais visto, com 51 pontos. Em seguida, vieram "Da Cor do Pecado" (48) e "Big Brother Brasil" (47).
De oito regiões metropolitanas pesquisadas, "Celebridade" foi campeã em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.
Os dados mostram que o Sul e parte do Sudeste preferem a novela das oito, enquanto a novela das sete se sai melhor na parte mais setentrional. Os números mais impressionantes são os de Recife. Lá, "Da Cor do Pecado" teve 55 pontos em abril. "Celebridade" (50) ficou atrás até da novela das seis, "Chocolate com Pimenta" (54). Recife é atípico também com as demais emissoras. É a única capital em que um programa local é líder no SBT. Na afiliada da Record, os três primeiros são locais.
A superioridade de "Da Cor do Pecado" no Nordeste não se deve apenas ao fato de a novela ter imagens do Maranhão. "Lá, as pessoas chegam em casa mais cedo e dormem antes do que no Sudeste e no Sul", analisa Antonio Ricardo Ferreira, diretor do Ibope.

OUTRO CANAL

Imagem
A Globo estuda acionar judicialmente o SBT pelo uso não autorizado de imagens de seus programas (como a minissérie "Os Maias") em "Eu Compro Seu Televisor", "game" de Silvio Santos que estreou quarta-feira. Segundo a Globo, as imagens não eram as mesmas cedidas para o "Troféu Imprensa" e, portanto, não tinham autorização. O SBT não se manifestou.

Vacilo
Não consta no site do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) registro pela Globo da marca "Escrava Isaura", novela que exibiu em 1976. A Record descobriu isso e pediu, na semana passada, o registro. Se a Globo tivesse a marca, poderia inviabilizar o "remake" da Record, embora os direitos sobre a obra de Bernardo Guimarães sejam de domínio público.

Plástica
Maior salário de "Metamorphoses", Paulo Betti (R$ 100 mil mensais) vai deixar a novela da Record em sua "nova fase", em junho, assim como a também global Vanessa Loes (R$ 40 mil) e os japoneses da Yakuza. Permanecem Luciano Szafir, Luciane Ademi e Zezé Mota. Novos personagens serão feitos por desconhecidos.

Nova onda
Há mais de um programa de celebridades em gestação no SBT. Um deles será um "game", disputado entre artistas e personalidades, e tem o nome provisório de "Clube do Fã". Prepara-se também um quadro de fofocas para o "Domingo Legal".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Brad Pitt tá a cara da Feiticeira!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.