São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Obra disseca trabalho do encenador Antunes Filho

BRUNO GARCEZ
da Reportagem Local

O livro "Antunes Filho - Um Renovador do Teatro Brasileiro", cujo lançamento acontece hoje, traça minucioso retrato de um dos maiores encenadores teatrais brasileiros.
O trabalho consumiu cinco anos, nos quais a autora -a crítica de teatro Carmelinda Guimarães - assistiu a todos os ensaios das peças de Antunes e vasculhou material bibliográfico ligado ao diretor.
A obra retrata o obsessivo método de Antunes e traz críticas de peças do diretor.
Segundo Guimarães, Antunes é, mais do que um diretor teatral, um filósofo do teatro. A autora diz que uma das características marcantes do trabalho do diretor é a alternância de "densidade e alívio".
"Após ter feito "Paraíso Zona Norte' (88), espetáculo de grande tensão, Antunes realiza "Uma Nova Velha Estória' (91), peça mais leve", diz.
Outro fio condutor do trabalho de Antunes é, segundo a autora, o "eterno retorno" de temas e até de espetáculos.
Guimarães cita "Chapeuzinho Vermelho" (52), peça infantil feita pelo diretor no início de sua carreira, e "Uma Nova Velha Estória", recriação da mesma história, em que Antunes subverte a fábula original.

Livro: Antunes Filho - Um Renovador do Teatro Brasileiro
Autora: Carmelinda Guimarães
Lançamento: Editora da Unicamp
Quanto: R$ 16,50
Onde: livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 011//285-4033)
Quando: hoje, às 18h30



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.