São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
HOMENAGEM Paulo Miklos, da banda Titãs, grava o "Altas Horas" de amanhã no colégio Equipe, onde Serginho Groisman era agitador cultural; o programa será "surpresa" ao apresentador

Gilberto Braga está decadente, diz estudioso

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Autor do livro "O Autor na Televisão", publicado pela editora da USP em 2003, Lisandro Nogueira afirma que "Celebridade", que acaba hoje, "é o fim de um processo em que o melodrama ousado perde força" na obra do "decadente" Gilberto Braga.
Nogueira, doutor pela PUC-SP e professor de cinema da Universidade Federal de Goiânia, diz que Braga deixou de ser um autêntico autor a partir de "O Dono do Mundo" (1991). Em seu livro, em que analisa a obra de Braga pré-"Celebridade", define como autor aquele que tem "temáticas recorrentes", no caso a abordagem do universo feminino de classe média urbana e a questão ética.
Como Braga abandonou essas temáticas, deixou de ser autor, diz Nogueira. "Ele era praticamente o único escritor de novelas com marcas autorais. Era discutido nas universidades. Não é mais."
Nogueira atribui a mudança ao fracasso de "O Dono do Mundo" (que ousava ao colocar a mocinha, noiva, transando com o vilão), a um "contexto de conservador" e ao fato de o público "sofisticado" que chancelava Braga ter migrado para a TV paga.
"Em 'Celebridade', Braga não fez crítica cultural, tema da novela. Foi superficial. Também não dialogou com questões atuais. Como autor, se perdeu totalmente", diz Nogueira.
Gilberto Braga não quer polemizar: "Cada um dá sua opinião. O espectador tem a dele".

OUTRO CANAL

Gaveta
Lázaro Ramos ("Sexo Frágil"), gravou a série "Contos da Meia-Noite", da Cultura. Mas a Cultura não pode divulgar a gravação, até agosto. Por força de contrato do ator com a Globo.

Vem aí
SBT e Grupo Abril estão preparando uma parceria envolvendo conteúdo de revistas e programação de televisão. Executivos das duas empresas passaram a tarde de quarta-feira reunidos na emissora, em São Paulo.

Perdão
Jorge Kajuru recebeu ontem uma proposta formal da cúpula da Rede TV! para apresentar o "Repórter Cidadão". O vice-presidente do canal, Marcelo Carvalho, perdoou o apresentador que, em 2002, pediu demissão no ar. Kajuru, no entanto, não aceitou o horário _18h, para não concorrer com José Luiz Datena.

Chupim 1
O canal pago AXN estréia dia 6 de julho, às 20h, um programa que tem parentesco com "Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novelas", que o SBT promete exibir a partir de agosto: "Next Action Star".

Chupim 2
No "reality show", que estreou dia 15 na rede americana NBC, 14 competidores anônimos disputam duas vagas de estrelas do longa-metragem "Hit me", que será produzido por Joel Silver, de "Matrix", entre outros filmes de sucesso.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Socorro! O Lineu ressuscitou!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.