São Paulo, Sexta-feira, 25 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Sebastião Salgado fala sobre "Outras Américas"

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

"Tenho poucos livros publicados no Brasil, mas a editora Companhia das Letras tomou a decisão de editar todos, para que os brasileiros, especialmente os que se interessam por fotografia, tenham a oportunidade de conhecer meu trabalho."
Com essa declaração, o fotógrafo Sebastião Salgado, 55, comemora a possibilidade de divulgar no Brasil sua série de fotos "Sahel, L'Homme en Détresse", de 1986, sobre o efeito devastador da seca em Sahel, na África.
No hotel Caesar Park, em São Paulo, Salgado disse à Folha que o livro "Outras Américas", lançado na segunda-feira passada, na Fnac, já é considerado uma raridade.
"Alguns dos livros transformaram-se numa espécie de clássicos da fotografia. Numa relação de colecionadores, nos EUA, onde foi lançado em 1986, "Outras Américas" está sendo vendido a US$ 800, por ser considerada uma edição antiga".
Para abril do próximo ano, o fotógrafo confirmou o lançamento de mais duas publicações sobre o movimento das populações no mundo, uma delas trazendo retratos de crianças.
Também confirmou uma grande exposição no Sesc, em São Paulo, que acontece simultaneamente na Espanha, França, Alemanha, EUA e Itália. E os livros serão apresentados em quase dez países.
"Em Roma, a exposição faz parte de uma das três grandes mostras que comemoram o novo milênio, feita em conjunto com o Vaticano. Será o tema central desse evento."
Segundo Salgado, a mostra também ocupará quatro andares da Maison Européene de la Photographie, em Paris.
Para coletar as fotos que compõem o movimento das populações no mundo, Salgado percorreu 47 países e levou mais de sete anos para realizá-lo. A publicação principal terá 420 páginas e a dos retratos de crianças, 120.


Livro: Outras Américas Autor: Sebastião Salgado Lançamento: Companhia das Letras Quanto: R$ 65 (120 págs.)

Texto Anterior: Noite Ilustrada - Erika Palomino: É tempo de orgulho gay; viva a Marcia Pantera!
Próximo Texto: Música: CD relembra obra de Henry Mancini
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.