São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
PROUST STYLE
Elegante a la Sean Connery, o poeta Antonio de Franceschi, diretor do Instituto Moreira Salles, está lançando mais um livro da coleção "Cadernos de Literatura Brasileira", que aborda o autor Ignácio de Loyola Brandão; Franceschi também exibe seus versos na "Antologia Poética da Geração 80", da ed. Nankin, e se prepara para inaugurar uma loja do IMS ao lado dos cinemas Unibanco Arteplex, no shopping Frei Caneca

Mercantil sem o BC

O Banco Central deve suspender a intervenção extrajudicial no banco Mercantil de Pernambuco -ao lado do Econômico, a instituição foi uma das primeiras engolidas pela crise de 1995. A briga entre o BC e a família Monteiro, dona do banco, no entanto, vai esquentar.

O interventor do Mercantil, Nilvan Vasconcelos, está finalizando o balanço de julho. Pela primeira vez em cinco anos, ele será positivo, em algo como R$ 8 milhões. Segundo Vasconcelos, será possível quitar as dívidas da instituição e devolvê-la aos antigos donos; como liquidantes ordinários, eles controlariam o pagamento de créditos que ainda estão na Justiça.

O problema são os R$ 8 milhões. A família, é claro, quer que o dinheiro fique no caixa do Mercantil. O BC acha que ele deve ser dividido entre os credores, como pagamento de juros pelas dívidas que se arrastaram por cinco anos.

CAMINHO DA ROÇA 1
David Zylbersztajn, ex-genro de Fernando Henrique Cardoso, está com um pé fora da Agência Nacional de Petróleo. Há um mês, ele se separou de Beatriz Cardoso, filha do presidente, e engatou rapidinho namoro com Maria Silvia Marques, presidente da CSN.

A versão oficial será a de que o acerto da saída, marcada para o próximo ano, é anterior à separação de Beatriz.

CAMINHO DA ROÇA 2
A assessora de Zylbersztajn, Eliane Velloso, nega taxativamente a saída: "De forma alguma", diz. "Ele tem agenda cheia para os próximos dias." Segundo ela, Zylbersztajn, que tem mandato na ANP até 2005, "morreu de rir" com a notícia.

É O AMOR...
Zezé di Camargo e Luciano estão encomendando o terno para um jantar de gala na casa da prefeita Marta Suplicy, dia 6. Eles receberam o convite para conhecer Lula. Fã antigo da dupla, o presidenciável adotou a música "Meu País", de Zezé, em sua propaganda eleitoral. A única restrição no cardápio vem de Luciano: o sertanejo detesta carne vermelha.

RAZÃO
Celso Furtado apaga 81 velinhas amanhã. Sem muita festa. "Prefiro esquecer", brinca ele.

APAGÃO
Terminou na maior confusão a temporada paulistana da peça "Abajur Lilás", de Plínio Marcos. O diretor Sergio Ferrara dissolveu o elenco na semana passada e vai remontar a peça com outros atores. Só Ester Góes escapou da degola. "Cansei daquelas pessoa que só criavam problemas", diz Ferrara.

A versão dos demitidos é bem outra. Francarlos Reis, indicado para o Prêmio Shell de melhor ator, diz que a produção não lhe pagava o combinado, ou seja, 10% do caixa. Uma certa ciumeira entre Ester Góes e Magali Biff ajudou a azedar o ambiente.

FOGUETE
A produtora cultural Lulu Librandi, amiga de Mário Covas e militante do PSDB, acredita que foi excluída do mailing da Secretaria de Cultura. Ela e o secretário Marcos Mendonça vêm se desentendendo há bastante tempo. Sem convite para os dois anos da Sala São Paulo, Lulu vai para o Rio planejar, com o secretário Artur da Távola, a festa de Iemanjá para o réveillon.

CURTO-CIRCUITO

Rita Ribeiro terminou de gravar na quinta, num estúdio carioca, o seu disco "Comigo", que tem produção do conterrâneo Zeca Baleiro e de Pedro Mangabeira.
A Montblanc expõe suas peças raras a partir de hoje no shopping Paulista. Entre as canetas, o novo modelo Charles Dickens, que será lançado oficialmente em setembro.
A galeria Baró Senna inaugura amanhã uma dupla exposição individual com os artistas Sally Smart e Marcus Vinícius.
Juca Chaves vai fazer um novo show: é "O Iluminado", que estréia na sexta, às 21h30, no teatro Procópio Ferreira.
Vão até sexta-feira as inscrições para o curso de interpretação do Studio Beto Silveira. Os testes vão acontecer de 30 de julho a 3 de agosto.

PULO DO GATO
A cópia pirata de um CD está indicada para o Grammy latino. É verdade. A Abril Music resolveu usar as armas do inimigo e copiou o disco pirata dos sertanejos Bruno e Marrone. A cópia "oficial" já vendeu 400 mil.

BRASILINOS

Quem quer um marido com família pode ir à estação de esqui Portillo, no Chile. Na semana passada, circularam por lá os descasados João Paulo Diniz com seus dois filhos, Bernardino Tranchesi com três, mais Roberto Ravioli com dois.

AVESSO DO AVESSO
A moda pegou: mães estão sendo autorizadas pela Justiça a expulsar o filho de casa. A terceira decisão neste ano acaba de ser dada pelo juiz Marcos Porta, da 2ª Vara Cível de Mogi.

bergamo@folhasp.com.br

Com CRISTINA RAMALHO e LUCIANA COSTA



Texto Anterior: "Monocultura" esgota mercado, dizem indies
Próximo Texto: Da rua - Fernando Bonassi: Comprar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.