São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ficção científica

Maratona retoma terror de "Alien"

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Goste-se ou não de Ridley Scott, é impossível negar que "Alien - O Oitavo Passageiro" (1979) sobrevive como um marco da ficção-científica e do horror. Sua força pode ser conferida na maratona do canal FX, que exibirá amanhã, sucessivamente, o filme de Scott e seus filhotes: "Alien - O Resgate", de James Cameron (1986), "Alien 3", de David Fincher (1992), "Alien, a Ressurreição" (1997), de Jean Pierre Jeunet. "Alien" é um típico "horror de câmara", em que poucos personagens confinados em um cenário exíguo são postos em situação de perigo. Scott cria uma atmosfera de horror toda baseada no "design", algo que se vê tanto na direção de arte como no grafismo das cenas violentas. O início do filme, do momento em que os sete integrantes da aeronave despertam de sua hibernação até o instante em que o "oitavo passageiro" surge em cena, é um primor. Caminho bem diferente tomou James Cameron, que tirou a história do confinamento e transformou o horror em um filme de ação, fazendo da tenente Ripley de Sigourney Weaver uma versão feminina de seu exterminador do futuro. O terceiro coube a David Fincher, exagerado na estilização; o quarto e mais fraco traz a assinatura de Jean-Pierre Jeunet, caprichando nas firulas.

MARATONA "ALIEN"
Quando: amanhã, a partir das 14h
Onde: no FX
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos ("Alien 3"); os demais não recomendados para menores de 14 anos



Texto Anterior: Televisão: Band se opõe a museu da TV proposto pela Cultura
Próximo Texto: Crítica: "Kika" sintetiza liberdade de Almodóvar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.