São Paulo, Sábado, 25 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o período histórico

de Londres

O período histórico em que vive Henry, o protagonista do novo livro de Roddy Doyle, corresponde ao princípio da formação da atual República da Irlanda.
"A Star Called Henry" se passa entre as décadas de 1910 e 1920, época em que as insurreições de milícias populares e grupos paramilitares pela independência da Irlanda em relação ao Reino Unido se intensificaram, culminando em sua emancipação política.
A Irlanda viveu sob domínio inglês desde 1542, sendo anexada ao Reino Unido em 1801. Durante essa fase, muitos irlandeses perderam suas terras e tornaram-se empregados dos colonos ingleses.
No período descrito por Doyle, os revolucionários irlandeses lutavam pelo fim do domínio político dos ingleses e por liberdade religiosa. A população da Irlanda é majoritariamente católica enquanto a maioria dos ingleses é protestante.
O Levante da Páscoa, em 1916, no qual Henry tomou parte, foi um dos primeiros sinais de um movimento político irlandês pela independência do país. O IRA (Exército Republicano Irlandês), grupo paramilitar que defende até hoje a união da Irlanda como um país independente do Reino Unido, foi formado em 1919.
O Levante da Páscoa foi reprimido, mas outras insurreições vieram, até a formação do Estado Livre da Irlanda (1922). A independência definitiva veio em 1949, e o país ganhou o nome de República da Irlanda. O norte, ligado ao Reino Unido, passou a ser chamado de Irlanda do Norte. (SC)



Texto Anterior: "A Star Called Henry": Escrito segue o caminho de Joyce e Yeats
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.