São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Catálogo resume mais de seis mil documentos
Projeto resgata arquivos coloniais sobre a capitania de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A mais extensa documentação sobre a política e a vida cotidiana na capitania de São Paulo durante o período colonial torna-se, a partir de hoje, acessível aos pesquisadores do Estado.
O Ministério da Cultura e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) promovem o lançamento do primeiro volume de um catálogo em três tomos com os resumos, em verbetes, de mais de 6.000 documentos (60 mil páginas) pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.
Conjuntos de 11 CD-ROMs com a íntegra do acervo serão entregues a instituições de pesquisa, e uma cópia microfilmada da documentação ficará depositada no Arquivo Público da capital.
A compilação dos "Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania de São Paulo" faz parte do Projeto Resgate, iniciativa de âmbito nacional que já catalogou arquivos de outras nove capitanias.
No total, registros históricos do período colonial contidos em 300 mil documentos do arquivo de Lisboa ficarão no Brasil.


O quê: Lançamento de "Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania de São Paulo - Catálogo 1 (1644-1830)"
Quando: hoje, às 10h
Onde: Fapesp (rua Pio XI, 1.500, Lapa)
Quanto: Entrada franca.


Texto Anterior: Ravi quer sair da sombra de Coltrane
Próximo Texto: Psicanálise: Vargas Llosa desfalca abertura de mostras sobre Freud em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.